Coronavírus suspende jogo grande em Itália e ameaça Coppa

Coronavírus suspende jogo grande em Itália e ameaça Coppa

O espectro do Coronavírus (Covid-19) tem marcado o dia-a-dia da população mundial e tem este fim-de-semana impacto directo no principal campeonato italiano, a Série A1.

A federação italiana (FISR) tinha esta sexta-feira emitido um comunicado a apelar à calma e que a situação em Itália, com a primeira vítima europeia confirmada, e em particular Milão - com várias incidências - não deveria afectar os eventos desportivos em Lodi, a cerca de 40 km do centro de Milão, mas a apenas 20 dos últimos casos identificados, e onde o Sporting jogou no passado sábado para a Liga Europeia.

No entanto, à noite, após reunir com as autoridades de saúde, foi obrigada a suspender o jogo grande da 22ª jornada da fase regular, entre Lodi e Forte.

Lodi e Forte são respectivamente primeiro e segundo da classificação, separados por apenas um ponto e, restando depois apenas três jornadas, o jogo assumia contornos quase decisivos na corrida à posição mais vantajosa pelo playoff. O arranque da fase final está previsto para 18 de Abril, após a paragem pascal, e o jogo terá de encontrar nova data até lá.

Coppa Italia em risco?

Para além da suspensão do jogo em que a equipa liderada por Nuno Resende defende a liderança da Série A1, há um risco desportivo ainda maior.

No próximo dia 28, sexta-feira, está previsto realizar-se em Lodi a disputa da Coppa Italia, com um total de 12 jogos em três dias no PalaCastelotti.

Em disputa estão não só a Final Eight da Coppa Italia (com Lodi, Scandiano, Viareggio, Trissino, Forte, Sarzana, Breganze e Valdagno), mas também a Final da Coppa Italia Feminina (entre Roller Matera e Hockey Matera), a Final Four da Coppa Italia da Série A2 (Grosseto, Cremona, Modena e Roller Bassano) e a Final Four da Coppa Italia da Série B (entre Hockey Vercelli e Camaiore).

O estado de alerta pode levar à suspensão do evento, dado que, pela sua magnitude, dificilmente encontrará outra sede com capacidade organizativa tão em cima da hora.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia