Margarida Florêncio reforça projecto leonino

Margarida Florêncio reforça projecto leonino

Margarida Florêncio reforçará a equipa feminina do Sporting na próxima temporada. A internacional portuguesa de 23 anos colmatará desde já a saída de Adriana Gutiérrez, que regressa à OK Liga, enquanto a chegada da estelar chilena "Cata" Flores continua uma incógnita...

O reforço luso das leoas começou n'Os Lobinhos e representou a Stuart antes de chegar ao Benfica em 2015. Nas águias ficaria apenas uma temporada, rumando, por motivos académicos, a Coimbra - e à Académica - em 2016.

Em três anos na Briosa, ganhou definitivamente espaço no Hóquei em Patins nacional e conquistou um lugar na selecção nacional, sendo consecutivamente chamada ao Mundial em 2017 (Nanjing), Europeu em 2018 (Mealhada) e Mundial em 2019 (Barcelona).

Na Catalunha, no ano passado, Margarida Florêncio jogaria ao lado de Cláudia Vicente, Ana Catarina Ferreira, Tânia Freire e Sofia Moncóvio, colegas que reencontrará agora no Sporting. E esteve às ordens de uma equipa técnica que incluía Nuno Pinto (adjunto), que assumirá o lugar de treinador da equipa leonina.

No plantel leonino, para além das suas colegas de selecção, Margarida contará com a companhia de outra "velha" conhecida. A irmã Inês Florêncio completa 17 anos em Novembro e integrará a equipa principal do Sporting depois de, como atleta da equipa de Sub-17, ter participado em alguns jogos das "mais velhas", assinando mesmo alguns golos naquela que foi a temporada de estreia dos verde-e-brancos na categoria.

Na temporada de estreia, o Sporting realizou 19 jogos para o Campeonato Nacional, somando por vitórias todos os jogos excepto aqueles frente ao já consolidado - e heptacampeão - projecto do rival da Segunda Circular.

Ainda assim, a tangencial derrota, com um golo nos instantes finais da partida, no fim-de-semana que precedeu a suspensão dos campeonatos, deixava boas perspectivas para a decisão em play-off. Na Taça de Portugal, o Sporting vencera o Tojal por 9-0 na primeira eliminatória e defrontaria o Vilafranquense nos quartos-de-final. Pelos cruzamentos definidos em sorteio, o embate com o rival só seria possível na final.

Para esta segunda temporada, foi com alguma surpresa que os leões abdicaram da presença na competição europeia, a Taça da Liga Feminina, mas esse poderá não ser o único revés da pandemia que vai marcando o Mundo e o desporto.

A internacional chilena Catalina ("Cata") Flores teria tudo certo para ser uma contratação sonante depois de cinco temporadas na competitiva OK Liga, mas tarda em confirmar-se. A atleta que viajou para o Chile aquando da suspensão das competições em Espanha vai mesmo repetindo em algumas entrevistas que nada está fechado e que poderá mesmo ficar pelo seu país no próximo ano...

Entretanto, no sorteio realizado esta quarta-feira, o Sporting conheceu o seu calendário na Zona Sul da primeira fase do Campeonato Nacional. As leoas entram em prova a 27 de Setembro, com a recepção à Stuart.

Sporting Clube de Portugal 2020/21

Guarda-redes

Cláudia Vicente e Inês Caldeira

Jogadoras de pista

Adriana Costa, Ana Catarina Ferreira, Inês Florêncio, Margarida Florêncio (ex-Académica), Rita Lopes, Rute Lopes, Sofia Moncóvio e Tânia Freire

Treinador

Nuno Pinto (ex-Sporting Sub-13)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia