Nacional Feminino com novo sorteio... e novo modelo

Nacional Feminino com novo sorteio... e novo modelo

O Campeonato Nacional de Seniores Femininos foi esta quarta-feira a sorteio. Outra vez.

O considerar das inscrições de Vila Boa do Bispo e Antes, elevando o número de equipas de 15 para 17, obrigaria a uma reorganização das duas zonas (Norte e Sul) definidas e novo sorteio. Mas levou a muito mais do que isso...

Apesar do novo Regulamento Geral de Hóquei em Patins ter sido publicado a 30 de Julho (e anunciado em Comunicado a 31), o ponto 5 do artigo 56 referente ao Campeonato Nacional de Seniores Femininos já terá de ser rescrito. Segundo o vice-presidente para o Hóquei em Patins, Vítor Ferreira, os clubes reuniram entre si e decidiram um novo modelo competitivo.

Aparentemente, a alteração será efectiva - o sorteio e o novo planeamento são nesse sentido - mesmo que tal, recordando que a nova temporada teve início a 1 de Agosto, viole o ponto 5 do artigo 52º dos Estatutos, onde se lê que "a aprovação de alterações a qualquer regulamento federativo só pode produzir efeitos a partir do início da época desportiva seguinte, salvo quando decorrer de imposição legal, judicial ou administrativa".

Neste sentido, nem o regime excepcional que prevê que as alterações "produzir efeitos durante as épocas desportivas em curso" será aplicável, dado que as alterações anunciadas dificilmente serão enquadradas como "resposta a constrangimentos causados pela emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19". Até porque o modelo de duas zonas já fora definido no âmbito da reformulação competitiva de resposta à pandemia.

Do novo modelo, para além das três zonas ao invés de duas na primeira fase, sabe-se pouco, remetendo Vítor Ferreira para um comunicado que será publicado esta semana e que dará conta das alterações.

Ainda assim, o planeamento actualizado prevê uma primeira fase de 10 jornadas entre 27 de Setembro e 29 de Novembro e uma segunda fase de 14 jornadas (oito equipas?) entre 1 de Dezembro e 25 de Abril. Faltará saber como, de três zonas, são apuradas as oito (?) equipas da fase nacional em que serão conhecidas as quatro equipas que disputarão o playoff de decisão do título.

O playoff tem arranque previsto a 16 de Maio com o primeiro jogo dos quartos-de-final e culmina a 20 de Junho num eventual terceiro jogo da final, sendo que todas as eliminatórias são "à melhor de três".

Entre as zonas definidas por proximidade geográfica, destaque para a Zona Sul, que contempla as três representantes na competição europeia. Os jogos mais esperados são os dérbis da capital, que serão disputados a 18 de Outubro (em Alvalade) e a 22 de Novembro (na Luz).

As zonas estão assim definidas:

Zona Norte (seis equipas)

Académico, Académico da Feira, Carvalhos, Gulpilhares, Infante Sagres e Vila Boa do Bispo

Zona Centro (cinco equipas)

Académica, Antes, Arazede, CENAP e Sanjoanense

Zona Sul (seis equipas)

Benfica, CACO, Sporting, Stuart, Tojal e Vilafranquense

O sorteio ditou que a primeira jornada, agendada para 27 de Setembro, terá os seguintes jogos:

Zona Norte

• Gulpilhares vs. Vila Boa do Bispo

• Carvalhos vs. Académico

• Académico da Feira vs. Infante Sagres

Zona Centro

• Sanjoanense vs. Académica

• Arazede vs. Antes

Zona Sul

• Vilafranquense vs. Tojal

• Sporting vs. Stuart

• CACO vs. Benfica

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia