Hóquei Diário / 22 de Julho de 2018

Hóquei Diário / 22 de Julho de 2018

Reviravoltas de Espanha e Portugal no acesso à final

As meias-finais encerravam em si as maiores expectativas para o penúltimo dia de Campeonato da Europa, mas o aperitivo esteve à altura, com a Suíça a vencer, nas grandes penalidades, a Alemanha.

Os helvéticos estiveram a perder por três golos, mas recuperaram e levaram o jogo para a 'lotaria' dos penaltis, depois de um empate a cinco. No desempate, Gian Rettenmund e Gael Jimenez marcaram para a Suíça - marcando encontro com uma Andorra que deu provas do seu potencial ao vencer a Inglaterra por 2-8 -, enquanto apenas Mats Zilken marcou para os germânicos.

Edu Lamas, com dois golos que deram vantagem aos espanhóis, foi determinante
Edu Lamas, com dois golos que deram vantagem aos espanhóis, foi determinante

Na corrida à final, a Espanha foi a primeira a chegar, vencendo a França por 8-2. No entanto, o resultado é totalmente enganador. Ao intervalo registava-se um empate - com golos de Nil Roca e Carlo Di Benedetto, que ainda há três anos disputavam o Mundial de Sub-20 - e os gauleses até se adiantaram após o reatamento, por Roberto Di Benedetto.

Mas, em jogo arbitrado pelos portugueses Rui Torres e Joaquim Pinto, a Espanha, mesmo sem Marin (condicionado fisicamente), foi paciente e trabalhou o desgaste dos irredutíveis seis jogadores de pista gauleses e do guarda-redes Keven Correia, a pautar-se com mais uma grande exibição.

Keven Correia protagonizou mais uma grande exibição
Keven Correia protagonizou mais uma grande exibição

Font fez o empate na recarga a um livre directo e Edu Lamas, primeiro num remate de meia distância e depois em iniciativa individual, colocava a Espanha a vencer por dois ainda com largos 11 minutos para jogar.

A França foi em busca de outro resultado, mas o jogo ficou feio, com muitas picardias, e a Espanha deu-se melhor, marcando quatro golos nos derradeiros cinco minutos que descaracterizam o que de bom a França fez.

O adversário da Espanha foi conhecido na reedição da última final, entre Portugal e Itália. Os portugueses venceram por 4-2 e também tiveram de virar o resultado na etapa complementar.

A perder por 1-2 ao intervalo, a selecção de Luís Sénica dominou totalmente a segunda parte, mas não deixou de - por culpa própria na finalização - apanhar alguns sustos com o espectro de um possível empate. Apenas no último minuto é que Rafa dissipou todas as dúvidas.

Saiba mais: "Vitória sobre Itália garante lugar na final"

Resultados de 21 de Julho

• [9º-11º] Bélgica 3-15 Holanda (Joeri Mertens, Nuno Rilhas, Marco Miqueis; César Vives x8, Eric Vives x3, Niels Janssens x2, Timo Tilborghs, Reginaldo Migalhas)

• [5º-8º] Inglaterra 2-8 Andorra (William Smith x2; Oriol Antequera x2, Gerard Miguel x3, Adrià Antequera x3)

• [5º-8º] Suíça 7-6 (*gp) Alemanha (Patrick Moor, Raphael Rettenmund, Pascal Kissling x2, Gian Rettenmund; Liam Hages, Daniel Strieder x3, Lucas Karschau)

• [MF] Espanha 8-2 França (Nil Roca x2, Ferran Font, Edu Lamas x2, Ignacio Alabart, Pau Bargalló x2; Carlo Di Benedetto, Roberto Di Benedetto)

• [MF] Portugal 4-2 Itália (Diogo Rafael, João Rodrigues, Gonçalo Alves, Rafa; Alessandro Verona e Davide Banini)

O título fica na Península

Hoje é o derradeiro dia do 53º Campeonato da Europa, que fecha com a grande decisão, entre Espanha e Portugal. Em conjunto, as duas selecções ibéricas conquistaram 37 das 52 edições disputadas (Inglaterra ganhou 12 e Itália três), com os lusos a liderarem com 21 triunfos contra 16 do seleccionado espanhol.

Mas há mais para além da disputa do título.

França e Itália discutem o bronze. Se, para os italianos, este jogo será amargo depois do titulo de 2014 e da prata em 2016, para a França é a oportunidade de igualar o terceiro de lugar de 2010, que foi o melhor registo depois de 1932. Antes, entre os distantes 1926 e 1931, a França terminou cinco vezes em segundo.

Para o quinto lugar correm Andorra, de regresso ao Europeu 12 anos depois e a revelar-se uma agradável surpresa, e a Suíça, quarta em Oliveira de Azeméis, enquanto para o sétimo se perfilam Inglaterra e Alemanha, um pouco aquém do que poderiam (e desejariam) ter alcançado.

Na disputa pelo nono lugar, a Holanda parte com favoritismo, defrontando a Áustria depois de vencer em liguilha a Bélgica, que já se despediu este sábado da competição.

Agenda de 22 de Julho (horas locais)

• [9º-11º] Holanda vs Áustria, 10h

• [7º-8º] Inglaterra vs Alemanha, 12h30

• [5º-6º] Andorra vs Suíça, 15h

• [3º-4º] França vs Itália, 17h

• [F] Espanha vs Portugal, 19h30

Quarteto das 'meias' no Campeonato do Mundo

Estavam definidas quatro vagas para as selecções europeias entre as oito que vã disputar o próximo Campeonato do Mundo, o segundo integrado nos World Roller Games, e com o apuramento para as meias-finais, Portugal, Espanha, França e Itália reclamaram para si esses lugares.

Andorra, Suíça, Inglaterra e Alemanha estão apurados para o Intercontinental Championship, conhecido como FIRS Cup na primeira edição dos World Roller Games, em Nanjing.

Saiba mais: "Portugal apurado para o Campeonato do Mundo"

Benfica revalida título de Sub-20

Com uma vitória em São João da Madeira por 2-3, o Benfica revalidou o título nacional de Sub-20, novamente em igualdade pontual com o vice-campeão.

Depois de em 2017 ter terminado com os mesmos pontos do Sporting, os pupilos de Hugo Lourenço - que, como equipa "B", já tinham ganho o Nacional da II Divisão - bateram o Valongo no confronto directo.

Os valonguenses venceram na recepção ao Sporting por 4-2 e somaram os mesmos 31 pontos dos encarnados, mas tinham perdido com as águias em Valongo por 1-3 e na Luz por 5-2.

O Benfica junta o título nacional de Sub-20 aos títulos de Seniores Femininos, da II Divisão e de Sub-15. O Sporting sagrou-se campeão nacional da I Divisão e de Sub-17, o BIR conquistou o título da III Divisão e o Valongo venceu em Sub-13.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia