França termina campeonatos com Saint-Omer e Coutras campeões

França termina campeonatos com Saint-Omer e Coutras campeões
Foto de capa: SCRA Saint-Omer

O decretar pelo estado francês do prolongamento do "confinamento" até, pelo menos, 11 de Maio precipitou uma decisão final sobre as competições nacionais de Hóquei em Patins.

Não sendo prioritário o regresso dos eventos desportivos - e com os eventos públicos a poderem regressar, no melhor cenário, a meio de Julho - a federação francesa deu a N1 Elite como concluída, valendo a classificação com 15 jornadas cumpridas de um total de 22 previstas. Tal redunda na atribuição do título ao Saint-Omer, pela nona vez na sua história, todos depois de 1990 e datando o último de 2013.

Nesta temporada atípica, a equipa de Pedro Chambel termina com 41 pontos, mais dois que o La Vendéenne de Duarte Delgado, Marcos Pinto e João Silva, sendo que as duas equipas se defrontaram apenas uma vez, à 7ª jornada, com vitória do agora campeão em casa do agora vice-campeão por 1-3.

No extremo oposto da tabela classiicativa, Vaulx en Velin e Biarritz descem à N2, regressando à "Elite" o Ergué Gabéric, coroado campeão da N2, e o Saint Brieuc.

Em sentido contrário à decisão do campeonato, a Final Four da Taça de França mantém-se no calendário, mas para ser disputada a 19 e 20 de Setembro. Recorde-se que na fase decisiva da prova estão Saint-Omer, La Vendéenne, Nantes e Noisy Le Grand.

Desde já, e embora ainda se desconheça o quadro de competições europeias para a próxima temporada, a federação gaulesa anunciou ainda a qualificação de Saint-Omer, La Vendéenne, Quevert, Coutras, Noisy, Poire e Plouragan, os sete primeiros da classiicação. Mantendo-se o modelo europeu, Saint-Omer e La Vendéenne jogariam a Liga Europeia e os restantes a Taça WSE.

Coutras hexacampeão no feminino

No feminino, o Coutras é coroado campeão com 10 vitórias em outros tantos jogos.

A equipa da internacional portuguesa Vânia Ribeiro consolida a sua hegemonia com a sexta conquista consecutiva no campeonato e a nona nas últimas 10 edições realizadas. Com agora um total de 12 títulos, o Coutras distancia-se do Noisy Le Grand, que soma sete.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia