Equiparação regressa para salvar fins-de-semana da I Divisão e Campeonato Feminino

Equiparação regressa para salvar fins-de-semana da I Divisão e Campeonato Feminino

Como esperado, o Estado de Emergência foi renovado. E com medidas mais restritivas para os próximos dois fins-de-semana “grandes”, de 28 de Novembro a 1 de Dezembro e de 5 a 8 de Dezembro.

Os fins-de-semana que incluirão os feriados serão alvo de limitação de circulação entre concelhos, que levou, por exemplo, ao adiamento na íntegra da 6ª jornada no fim-de-semana do 1 de Novembro. Mas, desta feita, a I Divisão e o Campeonato Nacional de Seniores Femininos estão salvaguardados.

Não existindo na redacção do decreto que estabeleceu o Estado de Emergência desde o dia 9 de Novembro, a propalada “equiparação” regressa, mas ao invés de ser estabelecida para “atletas federados”, passa a incluir apenas as categorias máximas, no feminino e masculino, de cada modalidade.

A excepção já fora falada aquando das restrições do 1 de Novembro, mas na altura não chegou a passar ao papel. Agora é explicita, no Artigo 30º, de “Actividade física e desportiva”, no seu ponto 3: “Para efeitos do presente decreto, as actividades de treino e competitivas dos atletas de selecções nacionais das modalidades olímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino, bem como dos campeonatos internacionais, são equiparadas a actividades profissionais”, sendo a realização das actividades profissionais são excepções em todas as restrições.

Para estes fins-de-semana estão previstas, por exemplo, nada menos que as derradeiras três jornadas da primeira volta do Nacional da I Divisão – a 11ª para dia 28, a 12ª para dia 1 e a 13ª para dia 5 – e o impacto fica assim minimizado. Mas não nas II e III Divisão. Pelo decreto, as divisões secundárias não poderão ter jogos nestes fins-de-semana “grandes”, ainda que possam continuar a realizar partidas nos dias de semana, desde que terminem antes das 23h, tendo a Federação de Patinagem de Portugal definido para este cenário que os jogos tenham início entre as 19h e as 20h30.

Risco

Salvaguardada a possibilidade de ir a jogo, recorde-se que a “equiparação” não coloca, no entanto, a salvo da pandemia as equipas da I Divisão. Recorde-se que, a contas com casos positivos de SARS-CoV-2, Benfica e Sanjoanense já adiaram os jogos deste fim-de-semana e os previstos para dia 28, e que o Valongo, por medida de prevenção, viu o seu jogo de passada sexta-feira adiado.

No anúncio da renovação do Estado de Emergência, foram definidos quatro níveis de risco nos concelhos, passando todos os concelhos das equipas da I Divisão – Alcobaça (Turquel) e Tomar eram os últimos “resistentes” –a integrar a lista de concelhos com risco elevado (Juventude de Viana, Os Tigres, Tomar e Turquel) ou de risco muito (Benfica e Sporting) ou extremamente elevado (Braga, Famalicense, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto, Riba d’Ave, Sanjoanense e Valongo).

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny