Benfica campeão na III Divisão

Benfica campeão na III Divisão
Foto de capa: Munícipio da Mealhada

A equipa "B" do Benfica sagrou-se campeã nacional da III Divisão ao empatar na derradeira partida com o Termas. Para além destes, Maia e CRIAR-T já tinham subido à II, juntando-se também Sanjoanense "B" e Marítimo SC. #TerceiraDivisão #SegundaDivisão

Foi por um golo. Um saldo final de 15 golos marcados e seis sofridos (nove golos de diferença) da equipa "B" do Benfica contra 20 marcados e 12 sofridos (oito de diferença) do Termas vale às águias a conquista do Campeonato Nacional da III Divisão pela segunda vez na sua História.

Este fim-de-semana, em dois mini-campeonatos a quatro, decidiu-se no Luso o campeão nacional da III Divisão e as duas equipas que se juntavam aos já promovidos Benfica "B", Termas, Maia e CRIAR-T.

Depois de um ano de interregno competitivo, a equipa "B" do Benfica regressou na III Divisão e, tal como em 2013/14 - então às ordens de Jorge Godinho - conquistou o título depois de garantido o primordial objectivo da subida de divisão.

Depois da conquista da Taça 1947 e de uma notável participação na primeira fase da Liga Europeia, o Luso voltou a ser talismã para as águias.

Depois de vitórias nas duas primeiras jornadas, Benfica "B" e Termas decidiam o título entre si. As águias, a quem bastava um empate, adiantaram-se com um golo de Rui Ramos, mas o Termas virou o marcador com dois golos de José Pedro Barreto e um de Manuel Neves, dois dos valorosos jogadores às ordens de Tiago Sousa. José Pedro Barreto foi campeão nacional de juniores pelo Benfica (ao lado de, por exemplo, Xanoca, Tiago Jorge e João Pedro Pais, conterrâneos de Oliveira do Hospital) e Manuel Neves, formado em Tomar, representou os juniores do Sporting.

No entanto, um Benfica orientado por Hugo Lourenço pautado pela juventude - apresentou cinco dos vice-campeões europeus de Sub-17 em 2019 - lograria a necessária igualdade.

Ainda na primeira parte, Bernardo Ramalho reduziu e, a meio da segunda, o mesmo Ramalho igualou a três, conseguindo depois o Benfica segurar o empate até ao derradeiro apito. Rodrigo Vieira, guarda-redes que será integrará o plantel principal das águias na próxima temporada, seria preponderante.

O Benfica vencera a Zona Sul A na primeira fase com 19 vitórias e um empate em 22 jogos e um impressionante "score" de 171 golos marcados e apenas 48 sofridos e, assegurado o título nacional, é de sublinhar por mera curiosidade que, depois de 2012, o Benfica soma cinco títulos de campeão nacional no masculino. São dois títulos da III Divisão e um da II Divisão com a sua equipa "B" e dois da I Divisão com a equipa principal.

1ª jornada

Benfica "B" 8-3 CRIAR-T

Termas 10-5 Maia

2ª jornada

• CRIAR-T 4-7 Termas

• Maia 0-4 Benfica "B"

3ª jornada

• CRIAR-T 1-6 Maia

• Benfica "B" 3-3 Termas

Classificação

1º Benfica "B" (7 pontos)

2º Termas (7)

3º Maia (3)

4º CRIAR-T (0)

Sanjoanense "B" e Marítimo SC também sobem

Na luta por um lugar na II Divisão na próxima temporada, a equipa "B" da Sanjoanense e os açorianos do Marítimo levaram a melhor sobre Entroncamento e Fânzeres.

Depois de triunfos na primeira jornada, dois empates dos alvinegros e dos açorianos (um deles entre eles) seriam suficientes para alcançar a almejada subida.

Desportivamente, da II Divisão foram despromovidos Mealhada, Paredes e Escola Livre (Zona Norte) e Alverca, Juventude Salesiana e Vilafranquense (Zona Sul), mas há que contar com eventuais não inscrições. A confirmar-se a ausência d'Os Tigres, o Vilafranquense poderá manter-se na categoria secundária depois de ter assegurado o lugar na Liguilha - tal como os também agora despromovidos Paredes e Mealhada - em Setembro último.

1ª jornada

• Fânzeres 2-5 Sanjoanense "B"

• Entroncamento 2-5 Marítimo SC

2ª jornada

• Sanjoanense "B" 3-3 Entroncamento

• Marítimo SC 4-4 Fânzeres

3ª jornada

• Sanjoanense "B" 4-4 Marítimo SC

• Fânzeres 4-7 Entroncamento

Classificação

1º Sanjoanense "B" (5 pontos)

2º Marítimo SC (5)

3º Entroncamento (4)

4º Fânzeres (1)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia