Sénica volta a suceder a Claro, agora na Europa

Luís Sénica é candidato único à presidência da World Skate Europe, organismo que tutela a Patinagem a nível europeu. Tal como aconteceu na federação portuguesa, sucederá a Fernando Claro.

Sénica volta a suceder a Claro, agora na Europa

A 27 de Novembro há congresso electivo na World Skate, em que serão eleitos para o corrente ciclo olímpico o presidente (e respectivo vice-presidente) não só do organismo que rege a Patinagem a nível mundial, como dos diferentes organismos continentais. Luís Sénica é o único candidato à presidência da World Skate Europe e sucederá a Fernando Claro.

Realizado com um ano de atraso devido às contingências da pandemia da CoViD-19, o congresso electivo confirmará a continuidade na presidência da mundial World Skate do italiano Sabatino Aracu, agora com 68 anos e no cargo desde 2005, quando "passou", despois de 14 anos, a europeia World Skate Europe (então CERS) a Fernando Claro.

Aos 76 anos, Fernando Claro não continuará à frente da World Skate Europe - que liderou ao longo de 16 anos - e, tal como aconteceu na Federação de Patinagem de Portugal em Dezembro de 2018, suceder-lhe-á Luís Sénica.

A entrega do troféu ao novo campeão da Europa, a 20 de Novembro, em Paredes, deverá ser o último acto no Hóquei em Patins de Fernando Claro como presidente da World Skate Europe.

Luís Sénica, de 57 anos, está no seu segundo mandato, que termina no olímpico ano de 2024, à frente da FPP e assumirá cumulativamente os destinos da Patinagem europeia, com a vice-presidência da alemã Irmelin Otten, actual vice-presidente para a Patinagem de Velocidade europeia.

A World Skate Europe rege todas as modalidades de Patinagem a nível europeu, como o Hóquei em Patins. Entre as competências deste organismo está a organização dos Campeonatos da Europa e das competições europeias com o apoio do comité técnico, nomeado pela WSE. Recorde-se que o comité técnico, a WSE-RH, é actualmente - e desde 2020 - presidido por Agostinho Silva, presidente-adjunto na direcção presidida por Luís Sénica na FPP. No comité técnico, a presidência é portuguesa desde que Carlos Bica a assumiu em 1992. Sucederam-lhe Carlos Sena (1996), Carlos Graça (2004) e Fernando Graça (2012) até que este último apresentou a sua demissão a 1 de Abril de 2020.

Como candidato único, a confirmação de Luís Sénica como novo presidente da World Skate Europe está apenas dependente de um quórum - que só uma impensável catástrofe impediria - de cinco federações membros.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny