Fogo do dragão vence águia sem chama

A final do Campeonato arrancou com goleada por 5-0. E a vitória do Porto poderia ter sido ainda mais dilatada, tal a apatia e falta de soluções do Benfica, que ficou em branco na casa do rival pela segunda vez em 13 anos...

Fogo do dragão vence águia sem chama

Quando Nuno Resende se referiu ao Valongo como a "fava do play-off", falou do tempo de preparação que os valonguenses tiveram antes dos quartos-de-final, mas também do ritmo com que vinham de dois jogos com prolongamento no fim-de-semana (de Liga Europeia) antes de uma quarta-feira do jogo um, menosprezando um eventual desgaste.

Mas no primeiro jogo da final, o "embalo " das águias - de cinco jogos intensos nas meias-finais - não surtiu efeito. Sem Pablo Álvarez, e ainda que o astro argentino não esteja a ser particularmente desequilibrador de águia ao peito, o Benfica protagonizou uma exibição confrangedora e a derrota por 5-0 é quase lisonjeira...

Estava cumprido pouco mais de um minuto de jogo quando Carlo Di Benedetto inaugurou o marcador no Dragão Arena. Depois de seis jogos consecutivos a marcar primeiro, os encarnados começavam em desvantagem.

O Porto procurava capitalizar o seu ímpeto inicial, mas o segundo golo tardava. Aos 11 minutos, Gonçalo Alves não conseguiu bater Pedro Henriques de livre directo (depois de azul a Nicolia), mas, minuto e meio volvido, o goleador-mor do Porto faria mesmo o 2-0, batendo Rodrigo Vieira quando Pedro recebia assistência. E, um minuto depois, Di Benedetto fazia o 3-0.

Os dragões de Ricardo Ares pressionavam e, já com nove faltas, chegariam ao quarto golo, por Xavi Barroso. Carlos Nicolia desperdiçaria o livre directo da 10ª falta portista a dois minutos do intervalo e, já na segunda parte, Rafa ampliava para 5-0.

Havia mais de 23 minutos para jogar, mas já não havia discussão possível. O Porto, com o conforto da vantagem, até se precipitou em faltas, mas Lucas Ordoñez também não aproveitou a 15ª falta. Tal como Di Benedetto não aproveitou a 10ª encarnado, pouco depois.

O Benfica até dispôs de boas oportunidades, mas faltava foco e acerto. A dois minutos do fim, o Porto chegou às 20 faltas, mas também não seria Edu Lamas a fazer balançar as redes do Porto, então já defendidas por Tiago Rodrigues.

Duelo a pender para os dragões

Desde que, no ano passado, as águias "ousaram" vencer por duas vezes no Dragão Arena, houve sete confrontos oficiais e mais um oficioso, para a Golden Cup. O Benfica venceu apenas um jogo, na Luz, na segunda volta da fase regular, por 4-1, sendo que o saldo global destas oito partidas é de 19 golos marcados pelos dragões e nove pelas águias.

Em branco

Em tempo de play-off, perder por um ou por cinco, marcar cinco ou não marcar nenhum, é exactamente a mesma coisa. Contam as vitórias, tangenciais ou dilatadas. Mas as derrotas pesadas deixam marcas.

A derrota sem golos marcados foi apenas a segunda nos últimos 13 anos do Benfica perante o seu rival. Tirando esta partida, os encarnados só tinham regressado em branco da viagem à casa dos dragões no quinto - e decisivo - jogo das meias-finais da pretérita temporada (4-0). Antes, é preciso recuar até aos play-offs de 2007, 2008 e 2009, em que os caminhos de azuis-e-brancos e encarnados se cruzaram sempre e em que o Porto - que venceu sempre as séries - registou sempre uma vitória sem sofrer golos. Respectivamente, por 5-0, 6-0 e 1-0.

Os encarnados procurarão redimir-se já no próximo domingo, dia 19, na Luz, onde não perdem desde 16 de Outubro. Na pior fase da época, foram derrotados, na sua única derrota caseira da temporada, por 3-5 pelo Tomar. Curiosamente, foram os tomarenses que sofreram a derrota mais pesada nas 18 partidas deste play-off, no Dragão Arena. O 5-0 sofrido pelo Benfica é o segundo resultado mais desnivelado.

Final

Porto 5-0 Benfica • 16.Jun • 1-0

• Benfica vs. Porto • 19.Jun • 15h • Carlos Correia e Joaquim Pinto

• Porto vs. Benfica • 22.Jun • 20h • Pedro Silva e Ricardo Leão

• Benfica vs. Porto • 25.Jun • 15h se necessário

• Porto vs. Benfica • 29.Jun • 20h se necessário

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny