Lógica impera entre primeiro e último

Lógica impera entre primeiro e último

O Benfica recebeu e venceu o Académico de Cambra por 11-2 e manteve a vantagem de 10 pontos na frente do campeonato.

Num encontro entre os extremos da tabela classificativa do Nacional de I Divisão, o último – Académico de Cambra – arriscou na casa do líder – Benfica – mas a estratégia cedo desmoronou. Ricardo Geitoeira tentou uma defesa individual, jogando de igual para igual quando na posse de bola mas sofreu logo o primeiro golo aos dois minutos, por Carlos Nicolía. Sem abandonarem a sua estratégia, os visitantes viram Jordi Adroher, a partir dos sete minutos, apontar três golos em minuto e meio.

Adroher juntou mais cinco golos ao seu pecúlio esta temporada
Adroher juntou mais cinco golos ao seu pecúlio esta temporada

O inspirado e eficaz catalão obrigou Geitoeira a interromper a partida e a mudar a estratégia para evitar males maiores. O Cambra fechou-se à frente de Ricardo Pereira – a cotar-se com uma boa exibição pese os golos sofridos - e minorou os estragos, sofrendo apenas um golo nos 16 minutos e meio que faltavam jogar na primeira parte. O quinto dos encarnados seria repleto de significado, ao ser apontado por João Rodrigues, de regresso às partidas quase três meses depois.

O Académico de Cambra soma, com esta, oito derrotas consecutivas para o Campeonato.

A etapa complementar começou praticamente com o golo do Cambra, pelo capitão Dani, a reduzir para 5-1. Os actuais lanterna-vermelha do Campeonato defendiam bem fechados, dentro da sua área, e o Benfica não conseguia desfeitear Ricardo Pereira apesar de muito tentar.

O Cambra festejou o golo por duas vezes
O Cambra festejou o golo por duas vezes

O golo voltaria a surgir apenas no último quarto da partida, numa altura em que o curto plantel visitante já acusava muito desgaste e com a fórmula que mais resultados tem dado à equipa de Pedro Nunes. Nicolía serviu Adroher e o catalão foi letal. Sucederam-se os golos até ao 10-1, com mais um de Jordi Adroher e dois golos felizes de Tiago Rafael antes de João Rodrigues reentrar para bisar.

Já nos dois minutos finais, Luís Carlos Pinho reduziu para 10-2 e Miguel Rocha fechou as contas da partida.

Pese o Cambra ser o lanterna-vermelha, esta não foi a vitória mais dilatada do Benfica para o campeonato. Os encarnados venceram o Candelária por 13-1 e o Braga por 10-0.

No rescaldo, Pedro Nunes concordou numa partida que se tornou fácil depois da madrugadora vantagem de quatro golos e ressalvou que se devia ao guarda-redes Ricardo Pereira e aos postes o facto do resultado não ser mais dilatado. O regresso de João Rodrigues – aos jogos e aos golos - foi também destacado.

Ricardo Geitoeira reconheceu a falha na estratégia inicial numa partida que é de outro campeonato. Na luta pela manutenção, o treinador do Cambra sublinhou a importância do próximo compromisso, com a Física.

Da primeira metade da tabela, todas as equipas que jogaram este sábado conquistaram os três pontos. Perante o seu público, Porto (5-1 ao Paço de Arcos), Oliveirense (4-3 ao Turquel), Viana (7-3 frente á Física) e Valongo (3-1 com a Sanjoanense) venceram, com maior ou menor dificuldade. Mas tal será impossível de manter até ao final da jornada, dado que o Barcelos – terceiro à entrada para esta jornada – recebe o Sporting – quinto – este domingo.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Alvarinho com muitos pretendentes

Alvarinho com muitos pretendentes

Pedro Alves dos Santos

Dragão regressa às vitórias

Dragão regressa às vitórias

Pedro Alves dos Santos