Alvarinho com muitos pretendentes

Alvarinho com muitos pretendentes

Alvarinho será cedido na próxima temporada pelo FC Porto. E não faltam interessados.

O ano de 2015 parecia estar a correr da melhor maneira para Álvaro Morais, “Alvarinho”. Regressava ao “seu” Porto de onde saíra quatro temporadas antes para integrar o projecto do Valongo e, em Setembro, conquistou o Mundial de Sub-20 em Espanha ao serviço da Selecção Nacional.

No Mundial de Sub-20 de Vilanova i la Geltrù
No Mundial de Sub-20 de Vilanova i la Geltrù

Mas, de regresso ao trabalho do clube, o título Mundial custava a Alvarinho um atraso na integração de uma equipa maioritariamente jovem e com um novo treinador. E as oportunidades têm surgindo apenas a espaços, mas quase sempre com o atacante a deixar a sua marca e o seu nome inscrito na lista de marcadores.

No Campeonato Nacional, o internacional português soma seis golos mas, no “palco das estrelas”, a Liga Europeia, já soma nove, com particular destaque para a mão cheia conseguida na goleada de 21-1 sobre os alemães do Iserlohn.

Terminando esta época o seu percurso júnior, o Porto irá cedê-lo na próxima temporada - a título de empréstimo - e os interessados não se cingem a Portugal. De Itália, o Forte dei Marmi já mostrou interesse em contar com Alvarinho para colmatar as saídas de, pelo menos, Gil e Cancela, tal como o Viareggio, que “perderá” Jepi Selva para o campeonato português.

De Espanha, o interesse mais aceso parece ser o do Noia. O clube de Sant Sadurní foi representado pelo agora treinador Guillem Cabestany enquanto jogador e é orientado esta época por Pere Varias, sucessor avalizado por Cabestany aquando da sua saída do Vendrell. O cunho táctico da OK Liga no jovem jogador seria certamente bem visto pelo técnico do FC Porto.

Mas não há apenas interesse além-fronteiras. Por cá, onde o campeonato será seguramente na próxima época o mais atractivo da Europa e onde todos os jogadores parecem querer jogar, já foi noticiado o interesse de Valongo e Barcelos. Para os valonguenses seria o regresso de um jogador-bandeira na conquista do Nacional de Sub-20 em 2014 para jogar com os também campeões do Mundo de Vilanova Pedro Freitas, Luís Melo e Diogo Seixas. Para o Óquei de Barcelos seria uma mais-valia na luta pelos lugares cimeiros e para, mais uma vez, se intrometer entre os quatro – Benfica, Porto, Oliveirense e Sporting - que são apontados como candidatos.

Desportivamente, a opção Barcelos será a mais atractiva. Permitirá a Alvarinho manter-se naquele que será o mais atractivo campeonato do Mundo numa equipa que tem ombreado com as melhores. Em 2007, Caio regressou ao Dragão depois de um empréstimo ao Barcelos, afirmando-se como um dos melhores jogadores nacionais.

Recorde-se que, longe dos recursos das outras do cimo da tabela, os barcelenses têm ombreado com os candidatos ao título – terminaram a primeira volta em terceiro, a um ponto do segundo - sem que Paulo Freitas regateie apostas em Sub-20 como João Guimarães e, particularmente, Vieirinha, campeão do Mundo de Sub-20 ao lado de Alvarinho. E, sem desprimor para o “outro” júnior que costuma ser chamado para completar os 10 convocados, o Barcelos tem-se apresentado com nove, havendo uma “vaga” que pretende colmatar na próxima temporada.

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Dragão regressa às vitórias

Dragão regressa às vitórias

Pedro Alves dos Santos