Portugal fecha também a vencer

Portugal fecha também a vencer

Portugal fechou da melhor maneira a sua participação na Taça Latina ao vencer a França por 5-1.

Garantido o título na bancada, enquanto em rinque a Itália vencia esta França, Luís Sénica não teve missão fácil para motivar os jogadores para um jogo que já alterava as contas finais – Portugal seria sempre primeiro e a França sempre quarta – e com uma segunda mão de eliminatória da Liga Europeia a uma semana de distância. Mas Álvaro Morais e, em particular, Hélder Nunes não “levantaram o pé”.

Anthony Da Costa não foi opção para Fabien Savreux depois de ter visto o vermelho na véspera, frente a Itália.

Portugal entrou em rinque com Diogo Rodrigues na baliza e Alexandre Marques (“Xanoca”) na frente, num ritmo baixo, já em descompressão. Ainda assim, suficiente. Aos nove minutos, Xanoca abriu o marcador à boca da baliza à guarda do luso-francês Keven Correia depois de um remate de Diogo Neves e, volvidos apenas dois minutos, Hélder Nunes ampliou de grande penalidade.

Pedro Cerqueira dá cobertura ao seu guarda-redes, Diogo Rodrigues
Pedro Cerqueira dá cobertura ao seu guarda-redes, Diogo Rodrigues

Os franceses procuravam reagir e a dois minutos do intervalo conseguiram o desejado prémio. A defesa portuguesa abriu uma avenida e Roberto Di Benedetto, de meia-distância, reduziu para a margem mínima com que se chegaria ao intervalo.

Portugal entrou na etapa complementar mais concentrado. Frente a uma França que a cada competição dá provas do bom trabalho que se realiza no Hóquei em Patins gaulês, os portugueses só de livre directo voltaram a marcar. A castigar a 10ª falta contrária, Hélder Nunes não perdoou e bisou.

Os artífices do quinto golo
Os artífices do quinto golo

Figura maior desta Taça Latina, Hélder Nunes sublinhou as suas exibições nestes três dias com mais dois grandes momentos antes do apito final. A cinco minutos do fim, serviu Xavier Cardoso para o desvio na cara de Correia para o 4-1 e, com menos de 40 segundos para jogar, finalizou um contra-ataque a passe de João Almeida, fixando o 5-1 com que terminaria o jogo para se passar aos festejos – em pista – dos portugueses.

Esta é a 14ª Taça Latina conquistada em 28 edições, a quarta conquistada além-fronteira. Portugal já vencera em Itália (Bolonha, 1957), em França (Nantes, 1960) e em Espanha (Barcelona, 1961) mas há 55 anos que não sabia o que era celebrar a Latina no estrangeiro.

Itália em terceiro

No jogo que encerrou o torneio, a anfitriã Itália venceu a Espanha por 2-1. Sem contar com o capitão Pau Bargalló, que regressou a Espanha lesionado num ombro e possivelmente a necessitar de intervenção cirúrgica, a Espanha voltou a dar uma pálida imagem.

Giulio Cocco marcou o primeiro
Giulio Cocco marcou o primeiro

Depois de uma vitória conseguida a um minuto do fim sobre a França (3-2) e de uma derrota por 5-1 frente a Portugal, a Espanha até se adiantou no marcador mas Giulio Cocco empatou antes do intervalo. Na segunda parte, Alessandro Verona, de “costa-a-costa”, fez o 2-1, não conseguindo a Espanha melhor do que o 2-2 por Ignacio Alabart.

A Itália, com um conjunto muito jovem mas que só cedeu pela margem mínima frente a Portugal, termina assim em segundo e a Espanha termina em terceiro. O terceiro lugar espanhol não sucedia desde 1990…

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
O pleno na Latina

O pleno na Latina

Pedro Alves dos Santos

A Latina, já em descompressão...

A Latina, já em descompressão...

Pedro Alves dos Santos