Terramoto em Matera

Terramoto em Matera

O Matera não se inscreveu para participar na próxima edição do campeonato italiano e abalou a comunidade hoquistica transalpina.

Segundo o comunicado 92 da Federação Italiana (FIHP), o Matera foi a única equipa com direito desportivo a inscrever-se na série A1 – escalão principal – que não o fez, abrindo vaga ao Cremona Hockey (Pieve 010) que fora despromovido e contratara o português Sérgio Silva a pensar na subida. Que pelos vistos, será ainda mais rápida do que as melhores expectativas podiam fazer prever.

Os dias de celebração acabaram em Matera
Os dias de celebração acabaram em Matera

O Matera subiu à série A1 em 2011 e viveu quatro anos a lutar pela permanência. No início da temporada que recentemente findou, a aposta era forte. No entanto, os reveses começaram cedo. Ainda na pré-temporada, o goleador Massimo Tataranni rumou a Bassano e o treinador Pino Marzella seguiu-lhe as pisadas, já com o campeonato prestes a começar.

O Matera “pescou” então no Mundial de Sub-20 de Vilanova o seu novo treinador. E a escolha não poderia ter sido mais acertada. Mesmo sem pré-época, o português Nuno Resende conferiu rigor táctico à equipa, surpreendendo tudo e todos com um segundo lugar na primeira fase, em igualdade pontual com o primeiro e futuro campeão, Forte dei Marmi.

Da luta pela manutenção, o Matera saltou para a luta por títulos. Chegou à meia-final da Legahockey (principal campeonato italiano), às meias da Coppa Italia (Taça de Itália) e até às meias da Taça CERS.

'Vale' Grimalt fica sem clube a um ano do Mundial onde defenderia o título
'Vale' Grimalt fica sem clube a um ano do Mundial onde defenderia o título

Do valoroso plantel da equipa do sudeste de Itália, o campeão do Mundo Gonzalo Romero já fora anunciado como reforço do Forte dei Marmi, mas há nomes grandes a ficar numa situação difícil. Como o também campeão do Mundo Valentin Grimalt, o capitão Valerio Antezza, ou os espanhóis Juan José López e Ricardo Valverde, este último vindo do Calafell como reforço para a próxima temporada.

Em situação muito complicada, fica também o argentino Diego Mir. O treinador que foi apresentado com pompa, deixou para trás um projecto de muitos anos nos espanhóis do Alcoy com a ilusão de liderar uma equipa forte e com outras ambições. Um plano que, decididamente, saiu furado…

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny