Certinhos como um relógio

Certinhos como um relógio

A Suíça venceu a França por 1-6 e está nas meias-finais do Campeonato da Europa.

A opinião generalizada fora dura com a Suíça e dava praticamente certo um confronto entre portugueses e gauleses nas meias-finais.

Mas, algumas vezes, a ciência que rege o hóquei em patins tem pouco de matemático.

Jean-Pierre Vizio foi uma muralha
Jean-Pierre Vizio foi uma muralha

A Suíça, sempre a reboque da mais-valia técnica do capitão Federico Garcia e do treinador Pascal Kissling, entrou unida, personalizada, a fazer valer a maior experiência e matreirice das suas peças mais influentes.

Aos três minutos Pascal Kissling rematou de muito longe a pedir o desvio, que não surgiria, e surpreendeu Olivier Gelebart. E aos oito foi a vez de Dominic Wirth fazer o segundo, obrigando Fabien Savreux a pedir o desconto de tempo. Mas, de regresso ao jogo, quase sofria o terceiro de livre directo e, ainda em inferioridade numérica por azul a Rémi Herman, viu Gael Jimenez fazer o 3-0. Estavam decorridos pouco mais de 10 minutos.

Pascal Kissling marcou quatro golos
Pascal Kissling marcou quatro golos

Seriam certamente franceses muitos dos que opinavam sobre uma passagem garantida da França, e porventura alguns jogadores, tal a maneira como ficaram perdidos em rinque com o avolumar do marcador. E Pascal Kissling, depois de um azul a Omar Nedder, não desperdiçou a oportunidade de "castigar" ainda mais os gauleses e fez o 0-4, de livre directo, num remate pronto.

Ao contrário do que fora adiantado, Roberto Di Benedetto, lesionado no primeiro dia, voltou. Mas de pouco serviu aos gauleses...
Ao contrário do que fora adiantado, Roberto Di Benedetto, lesionado no primeiro dia, voltou. Mas de pouco serviu aos gauleses...

Os suíços guardaram a vantagem de quatro golos até ao intervalo e viram os franceses regressar com vontade. O grito de união gaulês deu o mote. Mas não trouxe esclarecimento.

Rémi Herman falhou uma grande penalidade (Kissling também falhou um livre directo), Carlo Di Benedetto falhou um livre directo e Bruno Di Benedetto até marcou... mas faltavam dois minutos e, na jogada seguinte, Pascal Kissling fez o 1-5 que derrotava definitivamente a França.

Capitão Federico Garcia saiu lesionado
Capitão Federico Garcia saiu lesionado

Os franceses perderam a cabeça e viram azuis sucessivos, com faltas duras. Acabaram por merecer o ponto de exclamação, novamente por Kissling, a fazer de forma espectacular, entre as pernas, o 1-6 que deixou muitos no pavilhão de boca aberta.

A Suíça chega às meias-finais e fica agora à espera do vencedor do jogo entre Portugal e Inglaterra e na expectativa da lesão de Federico Garcia, numa das entradas duras dos franceses no final, não seja tão grave como aparentou...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia