Ex-campeãs Espanha e França no grupo de Portugal
Portugal foi inserido no grupo B do Mundial Feminino, com Espanha, França e África do Sul.
Está muito longe de ser um grupo fácil, o que a Selecção Nacional vai encontrar no Mundial que decorrerá em Iquique, no Chile, entre 24 de Setembro e 1 de Outubro.
Em 12 edições, o Mundial Femininos conheceu cinco vencedores diferentes: a Argentina (cinco vezes), a Espanha (quatro), França, Chile e Canadá.
Portugal entra em prova no dia 25, defrontando na estreia a Espanha, quatro vezes campeã do Mundo nas 12 edições realizadas e dominadora europeia a nível de clubes. No último Mundial, em 2014, Portugal logrou bater as espanholas por 3-1 nos oitavos-de-final, afastando-as cedo da discussão do titulo, que foi ganho de forma indiscutível pela Argentina.
Mas em 2015, no Campeonato da Europa, em jeito de desforra, a Espanha venceu por 1-2 na final e garantiu o ceptro europeu.
Portugal foi vice-campeão do Mundo em 1998, 2000 e 2008. Nunca conquistou o título.
No dia 26, Portugal tem uma tarefa bem mais simples. A selecção orientada por Carlos Pires é claramente favorita ao defrontar uma África do Sul sem historial.
Quem tem mais história no sector feminino é a França.
As gaulesas são as adversárias de Portugal na derradeira jornada da fase de grupos - no dia 27 - de um Mundial onde procurarão recuperar o título que conquistaram em 2012, no Brasil, e perderam em casa (Tourcoing) para a Argentina.
Grupos
As 13 equipas participantes neste Mundial estão divididas num grupo de cinco equipas e dois de quatro.
O grupo A conta com a campeã Argentina, a Itália, a Colômbia, o Brasil e o Egipto.
A Colômbia é orientada pelo português André Torres.
O grupo B é o de Portugal, com Espanha, França e África do Sul, e o grupo C tem o anfitrião Chile, a Alemanha, Índia e Estados Unidos.
Portugal
Entretanto, Portugal tem cumprido a preparação no Luso, com Carlos Pires a trabalhar com um lote de 12 atletas, de onde sairão as 10 finais.
Na pré-convocatória - e no estágio no Luso - estão Alice Vicente, Ana Catarina Ferreira e Beatriz Figueiredo (Académica de Coimbra), Marta Vieira e Renata Balonas (Vila Boa), Maria Sofia Silva (Carvalhos), Cláudia Vicente, Inês Vicente e Margarida António (Turquel) e Maria Celeste Vieira, Marlene Sousa e Rute Lopes (Benfica)
Quinta-feira, 8 de Setembro de 2016, 0h28