Benfica e Porto na decisão da Supertaça
Este sábado, Benfica e Porto discutem entre si a Supertaça António Livramento pela décima vez na história da competição.
No Pavilhão Municipal da Mealhada, o campeão nacional e o vencedor da Taça encontram-se para disputar o primeiro troféu oficial de uma temporada que promete emoções fortes.
Com apenas duas alterações em cada equipa, Pedro Nunes e Guillem Cabestany voltam a estar frente-a-frente três meses volvidos sobre a final da Taça de Portugal, que os dragões venceram por 4-2. De resto, o Porto venceu os dois últimos embates com o Benfica, tendo vencido, antes da decisão da prova-rainha, para o Campeonato. No entanto, os encarnados entraram em rinque para aquela que seria a primeira derrota na prova, à 24ª jornada e por 4-2, já coroados campeões nacionais.
A decisão do troféu está agendada para as 20h30, com a primeira transmissão da TVI24 depois de anunciado o protocolo com a FPP para os próximos quatro anos. Esperam-se números históricos para o canal informativo da estação sediada em Queluz que, depois da Elite Cup, reforça a aposta no Hóquei em Patins. Esta transmissão da Supertaça antecede o arranque das transmissões do Nacional.
A Supertaça joga-se a partir das 20h30, com transmissão na TVI24.
Ficam alguns factos sobre a história da Supertaça:
#FACTO Esta é a 34ª edição da Supertaça, atribuída desde 1983. A primeira e a última edições realizadas foram conquistadas pelo Sporting, detentor do troféu.
#FACTO Todas as edições contaram com Benfica ou Porto ou ambos.
#FACTO Porto (24) e Benfica (18) lideram uma lista de presenças onde só Óquei de Barcelos (7), Sporting (6) e Oliveirense (5) têm também mais do que uma presença. Valongo, Sanjoanense, Paço de Arcos, Académico de Cambra, Braga e Juventude de Viana estiveram presentes numa só ocasião.
#FACTO Para além de Porto (19 triunfos) e Benfica (7), apenas Barcelos (4), Sporting (2) e Valongo (1) venceram a Supertaça.
#FACTO Sporting (1985) e Barcelos (1996) optaram por não disputar o troféu. São duas das conquistas do palmarés dos dragões.
#FACTO Houve nove confrontos directos entre dragões e águias para decidir a Supertaça. O Porto venceu sete e o Benfica dois.
#FACTO No último confronto directo, em 2010, o Benfica venceu por 8-4. João Rodrigues, então com 20 anos, esteve em destaque ao apontar quatro golos.
#FACTO As últimas conquistas de Porto e Benfica remontam, respectivamente, a 2013 e 2012.
#FACTO O Benfica foi finalista vencido nas duas últimas edições.
#FACTO Na decisão da Supertaça, o Porto só perdeu com Benfica e com Barcelos, tendo apenas saldo negativo com os "galos": em quatro ocasiões perdeu três vezes.
Poucas mudanças
Para a temporada que agora arranca, as duas equipas apostaram na continuidade, trocando apenas um guarda-redes e um jogador de pista. Na baliza, entra no Benfica Diogo Almeida e sai Pedro Henriques, enquanto no Porto entra Carles Grau e sai Edo Bosch.
Para a frente, o Benfica recrutou em "casa" o ex-júnior João Sardo para colmatar a saída de Marc Torra, ao passo que o Porto recrutou na Catalunha, com a chegada do ex-capitão do Igualada, Ton Baliu, para o lugar de Álvaro Morais.
Elite Cup na antecâmara da Supertaça
Uma semana antes da realização desta Supertaça, encarnados e azuis-e-brancos estiveram presentes na Elite Cup. Valendo o que vale em sede de pré-temporada, Benfica (afastado pelo Sporting nas "meias") e Porto evitaram o confronto directo, situação que Guillem Cabestany afirmou preferir.
Demolidor nos dois primeiros dias, o Porto venceu a Juventude de Viana por 9-2 e a Oliveirense por 9-3. Caíria na final com o Sporting (3-1), para um saldo final de duas vitórias e uma derrota, 19 golos marcados e oito sofridos.
O Benfica entrou com uma vitória por 6-1 frente ao Turquel, mas não mais voltou a vencer. Foi afastado da final pelo Sporting (6-7) e no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugar perdeu com a Oliveirense (1-6), num jogo em que Diogo Almeida saiu lesionado (menos grave do que aparentava, a lesão não será impeditiva da participação do guarda-redes nesta Supertaça). Os encarnados terminaram então com uma vitória e duas derrotas e um saldo negativo de 13 golos marcados e 14 sofridos.
Bilhetes a 10 euros
Os bilhetes para este aguardado encontro só serão colocados à venda no dia do jogo, a partir das 15h. O Pavilhão Municipal da Mealhada tem uma capacidade de 1000 lugares sentados e os bilhetes terão o custo de 10 €. A entrada será interdita a menores de quatro anos e a venda será limitada a cinco bilhetes por pessoa.
Desde logo, a cada um dos clubes envolvidos na disputa do troféu, serão disponibilizados 250 bilhetes.
Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016, 21h14