Sporting goleia na estreia do Valença
Em ano de forte aposta, o Sporting arrancou no Nacional da I Divisão com uma clara vitória sobre o Valença por 12-2.
José Braga deu o primeiro toque do jogo e do Valença na I Divisão, com um simbólico passe para Miguel Fernandes, mentor do projecto que relançou o clube em 2013, presidente e capitão.
Sob orientação de Paulo Morais, o Valença apresentou-se com uma estratégia de defesa coesa, que aguentaria as investidas dos leões oito minutos. Os resistentes de 2015/16 João Pinto, André Centeno - num grande lance individual - e Esteban Abalos ("Tuco") lançaram a partida para os reforços. Font, Caio, Miras e Gil, com o tento de honra da primeira parte dos valencianos por José Braga pelo meio, elevaram o resultado para 7-1 e Poka fixou o 8-1 com que se chegaria ao intervalo.
Para a etapa complementar, Paulo Morais apostou no guarda-redes Rodolfo Sobral para o lugar do veterano Paulo Matos e colheu frutos. Também beneficiando de algum "levantar o pé" dos leões, o Valença sofreria "apenas" quatro golos na segunda parte, sendo que um deles foi de livre directo (Font) e outro de grande penalidade (Miras).
O Valença voltaria a marcar a minuto e meio do apito final, por intermédio de Luís Viana (ex-Sporting), que assim roubava a liderança que os leões podiam ocupar desde já.
Guillem Perez, novo treinador do Sporting congratulou-se pela boa exibição e pela boa casa (a "central" do pavilhão do FC Alverca encheu), pedindo no entanto que ainda mais adeptos apareçam para apoiar a sua equipa.
Paulo Morais lamentou os erros defensivos da sua equipa e, pese o arranque difícil de campeonato - o Valença defronta até à sétima jornada os quatro primeiros da última época -, o treinador do Valença acredita numa boa temporada e no alcançar do objectivo da manutenção.
Domingo, 2 de Outubro de 2016, 20h27