Académica e Benfica disputam Supertaça
Francisco Góis
Este sábado, 22 de outubro, Anadia reclama um olhar atento do mundo do Hóquei em Patins.
O confronto entre a Associação Académica de Coimbra e o Sport Lisboa e Benfica para a Supertaça Feminina é um jogo há muito esperado e, depois da conquista do segundo lugar no Campeonato do Mundo disputado no Chile, o hóquei feminino volta a estar no centro da agenda.
A Académica tentará quebrar a hegemonia das águias que, nos últimos três anos, ganharam todas as provas nacionais em que participaram.
A Associação Académica de Coimbra chega a este jogo como vencida no jogo da final da Taça de Portugal da pretérita temporada. Com um novo treinador e sem Ana Catarina Ferreira, que assinou pela Stuart, este promete ser um primeiro teste às estudantes que se reforçaram com Margarida Florêncio (ex- Benfica) e Gabriela Leal (ex-Mealhada), que serão essenciais já na luta por este primeiro troféu.
As pupilas de Luís Simões poderão contar com a irreverência dos novos reforços e com a experiência de atletas já habituadas a disputar este tipo de jogos, como Andreia Dâmaso, Beatriz Figueiredo (uma das vice-campeãs do Mundo por Portugal) ou a capitã Sara Moreira.
O Benfica venceu as três últimas edições da Supertaça. Em 2015, as encarnadas venceram a Académica com cinco golos sem resposta.
O Sport Lisboa e Benfica chegará à Anadia com o favoritismo na bagagem.
Tetracampeãs nacionais e vencedoras da Taça de Portugal nas últimas três edições, o Benfica de Paulo Almeida conta nas suas fileiras com Marlene Sousa, reconhecida como a melhor jogadora no último Mundial.
Apesar da saída de Margarida Florêncio, precisamente para a Académica, o plantel de Paulo Almeida mantém a base, habituada aos grandes palcos. Marlene Sousa, Rute Lopes e Maria Celeste Vieira são vice-campeãs do Mundo e a chilena Macarena “Maca” Ramos é já uma das figuras do Nacional.
O Municipal da Anadia, com capacidade para cerca de 1100 pessoas, será o palco da decisão da Supertaça. A entrada é gratuita.
Num ano em que o Campeonato Feminino, a par do Masculino, se apresenta como um dos mais competitivos de sempre, este é um óptimo jogo de lançamento da época, estando prometido um grande espetáculo a partir das 16 horas deste sábado.
Francisco Góis
Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016, 22h03