Quarteto luso é candidato na Liga Europeia

Quarteto luso é candidato na Liga Europeia

Arranca este sábado mais uma edição da Liga Europeia, a "Champions" do Hóquei em Patins.

Pese o domínio espanhol da competição máxima de clubes, com 44 vitórias em 51 edições, Portugal contará com quatro equipas com legítimas aspirações ao triunfo final.

Benfica procura defender o título, algo que uma equipa portuguesa nunca conseguiu
Benfica procura defender o título, algo que uma equipa portuguesa nunca conseguiu

Desde logo, o Benfica, detentor do título e com duas conquistas nos últimos quatro anos. Mas também o consolidado Porto (vencedor em 1986 e 1990) de Guillem Cabestany, a Oliveirense, vice-campeã europeia e reforçada com Jordi Bargalló, que já ganhou a Liga Europeia por três vezes, e o Sporting, apostado em voltar aos tempos da equipa-maravilha que em 1977 conquistou a Europa.

Ao quarteto português juntar-se-á numa primeira linha de candidatos o inevitável Barcelona, que soma 21 títulos e que, ainda com poucas jornadas realizadas em Espanha, parece lançado para uma época tranquila a nível interno.

Em 2015/16, o Porto venceu duas vezes o Barcelona... mas falhou a Final Four
Em 2015/16, o Porto venceu duas vezes o Barcelona... mas falhou a Final Four

Por fora, vão correr as outras equipas espanholas. Liceo, orfão do capitão de largos anos, Reus e Vic não são claros candidatos, mas não será surpresa se baterem qualquer uma das outras equipas. E os italianos do Lodi, com o português Nuno Resende ao leme e apostado em chegar a uma Final Four da Liga Europeia depois da presença na da CERS na última temporada.

Destes nove candidatos, um ficará certamente pelo caminho na fase de grupos. Será no grupo A, do Benfica, onde estão também Vic e Lodi. E o Diessbach, com o guarda-redes Carlos Silva na baliza, que - longe de poder aspirar ao apuramento - pode desequilibrar as contas a jogar perante o seu público.

Na primeira jornada da fase de grupos, as equipas portuguesas jogam em casa. O Benfica defronta o Vic, enquanto Porto, Oliveirense e Sporting recebem as formações gaulesas, respectivamente, Mèrignac, La Vendèenne e Quevert.

No grupo B, Porto e Barcelona voltam a reencontrar-se depois de, em 2015/16, os dragões terem vencido os dois confrontos da primeira fase. Mas não passariam os quartos-de-final, ao contrário dos blaugrana... Ainda no grupo B, merece destaque o Bassano, esta época com os jovens talentosos Diogo Neves e Marc Julià, apostados em surpreender as duas equipas favoritas. Os franceses do Mèrignac não poderão aspirar a muito...

Pedro Gil lidera o Sporting numa tentativa de reencontro com o passado
Pedro Gil lidera o Sporting numa tentativa de reencontro com o passado

No grupo C, o apuramento para os quartos-de-final também não deve escapar a portugueses e catalães. Sporting e Reus não deverão ser surpreendidos por um Forte dei Marmi que perdeu a maior referência do seu passado recente, Pedro Gil, precisamente para os leões. O Quevert, "habitué" nestas andanças da Liga Europeia, não evitará mais um ano de "mera" aprendizagem.

No grupo D, Oliveirense e Liceo voltam a estar juntos - e juntos se deverão apurar - com o atractivo de ver Jordi Bargalló frente à sua ex-equipa. Breganze e La Vendéenne completam o grupo.

Jordi Bargalló defronta o clube onde ganhou o estatuto de mito
Jordi Bargalló defronta o clube onde ganhou o estatuto de mito

A primeira fase de quatro grupos decorre até 18 de Fevereiro, seguindo-se, a 11 de Março e 1 de Abril, as duas mãos dos quartos-de-final. No fim-de-semana de 13 e 14 de Maio joga-se a Final Four.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia