Turquel passa e aponta à Final Four

Turquel passa e aponta à Final Four

Foi com pompa e circunstância que o Turquel recebeu o Germania Herringen na Aldeia do Hóquei.

O hino português entrou em falso quando começou a soar no lugar do germânico, mas, até ao apito final, a equipa portuguesa teve todos os outros pormenores controlados.

André Pimenta inaugurou o marcador
André Pimenta inaugurou o marcador

Entraram melhor os alemães, mais perigosos no início do jogo mesmo sem o internacional Kevin Karschau, mas sem conseguirem anular o golo de desvantagem (2-3) que traziam da Alemanha. E, quando o Turquel meteu mais intensidade, a insistência de Vasco Luís terminou no stick de André Pimenta que quase só teve de confirmar o golo.

Com a equipa alemã tacticamente controlada, João Simões lançou irreverência para o ataque a partir do banco. Xanoca tentou desde logo marcar em picadinha e Luís Silva atirou ao ferro. Janeka disparou de longe a pedir um desvio e Luís Silva fez o 2-0.

Luís Silva fez o segundo para o Turquel
Luís Silva fez o segundo para o Turquel

Não mereceria Timo Tegthoff ter ido buscar duas bolas ao fundo das suas redes, mas a inconformidade germânica não conseguia retirar justiça à vantagem do Turquel, que praticamente selava a eliminatória. E, logo no reatamento, Xanoca fez o 3-0, para um agregado de 6-2.

O Herringen reduziu num ataque rápido por Robin Schulz, único a lograr bater um seguro Marco Barros. Como segura foi a exibição dos alvinegros, a reporem por Tiago Mateus depois de uma grande jogada de André Pimenta.

Lucas Karschau fechou as contas já no último minuto
Lucas Karschau fechou as contas já no último minuto

Com a eliminatória na mão, o Turquel relaxou... Samuel Santos entrou quando todos os outros "saíram" (em termos de concentração) e Luis Hages reduziu para 4-2. E ainda antes do apito final, Lucas Karschau - um jogador com uma técnica a pedir outros palcos - fez o 4-3.

No final da partida, o capitão Lucas Karschau, traduzido pelo português Manuel Pinho que acompanhou a equipa, analisou o jogo e apontou melhorias ao hóquei germânico.

Apesar de ter o apuramento na mão, o treinador turquelense João Simões lamentou os dois golos sofridos na fase final.

Bafejado por alguma sorte no sorteio, João Simões assumiu sem rodeios a candidatura à presença na Final Four. Se nos oitavos, o adversário volta a ser alemão (o claramente acessível Walsum), nos quartos, na antecâmara da desejada Final Four, o teste será transalpino. Entre italianos, o favoritismo recai no actual sexto da Legahockey, Monza, que conta com dois ases no ataque - Lucas Martinez e Francesco Compagno - na campanha que passa por Sarzana nos oitavos-de-final.

Turquel assume-se como candidato a um lugar na Final Four
Turquel assume-se como candidato a um lugar na Final Four

Na meia-final onde pode estar o Turquel, estará o mais forte de um quarteto valoroso. Para definir a partida dos quartos, o detentor da CERS, Barcelos, defronta o Follonica, e o finalista vencido de 2016/17, Vilafranca, mede forças com o Viana.

Na outra metade do quadro, para a outra meia-final, um dos lugares deverá ser para o Caldes. A equipa espanhol defronta agora o Wimmis e depois o vencedor da eliminatória entre Saint Omer - atenção aos gauleses... - e o Trissino. O outro lugar deverá ser italiano. Depois de afastar o Vendrell, o Viareggio - de Barozzi, Montigel, Mirko e Alessandro Bertolucci ou Xavi Costa - defronta o Ploufragan e, nos quartos, é favorito frente ao Igualada, que não deverá sentir dificuldades para afastar, nos oitavos, o Remscheid.

1ª mão dos Oitavos-de-final (17 de Dezembro)

Follonica (Ita) - Óquei de Barcelos (Por)

Turquel (Por) - Walsum (Ale)

Saint Omer (Fra) - Trissino (Ita)

Caldes (Esp) - Wimmis (Sui)

Igualada (Esp) - Remscheid (Ale)

Viareggio (Ita) - Ploufragan (Fra)

Sarzana (Ita) - Monza (Ita)

Juventude de Viana (Por) - Vilafranca (Esp)

Benfica lidera isolado, Sporting cede em Reus

Na Liga Europeia, cumpriu-se a segunda jornada. Benfica, Porto e Oliveirense venceram (todas por 3-4), claudicando o Sporting no encontro que se adivinhava mais complicado.

Em Reus, no grupo C, os leões perderam pela margem mínima (3-2). Pedro Gil empatou depois de Marc Torra inaugurar o marcador, mas ao intervalo os "reusenses" já venciam por 2-1, com golo de Matías Platero. Já na segunda parte, Àlex Rodriguez fez o 3-1 e obrigou o Sporting a correr atrás do resultado. O golo - que surgiria por João Pinto apenas no último minuto - foi sendo adiado pelo guarda-redes Pedro Henriques que, na recta final, defendeu uma grande penalidade e um livre directo. O Reus passa a somar seis pontos, mais três do que Sporting e Forte dei Marmi. Os italianos venceram em Quevert por 6-8.

Benfica e Oliveirense seguem só com vitórias na Liga Europeia
Benfica e Oliveirense seguem só com vitórias na Liga Europeia

No grupo A, o Benfica beneficiou do empate do Lodi em Vic (2-2) para se destacar na liderança. A magra vitória em Diessbach frente à equipa de Carlos Silva foi suficiente para somar mais três pontos e ganhar dois de vantagem sobre a equipa italiana orientada por Nuno Resende.

No grupo B, o Porto ainda esteve e perder 2-0 na casa de um desfalcado Bassano - do português Diogo Neves - mas logrou dar a volta e recompor-se do desaire da primeira jornada frente ao Mèrignac. Na recepção ao Barcelona, os gauleses não conseguiram nova surpresa e perderam 2-6, com os blaugrana a seguirem destacados com seis pontos. O Porto soma agora quatro, contra um do Mèrignac. O Bassano ainda não pontuou.

No grupo D, Oliveirense e Liceo continuam a par. Na reedição de uma "corrida" que já na pretérita temporada foi equilibrada, portugueses e galegos repetiram as vitórias da primeira jornada, agora em Breganze (3-4 para a equipa de Oliveira de Azeméis) e La Vendée (3-5 para o Liceo de Henrique Magalhães). Ainda com quatro jornadas por realizar, as duas equipas confirmam já o seu favoritismo no grupo e discutirão entre si o primeiro lugar.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny