Itália sagra-se campeã europeia
A Itália sagrou-se campeão europeia pela terceira vez na sua história.
Precisando de vencer, os transalpinos não tiveram tarefa fácil frente aos franceses, em partida arbitrada pelos portugueses Rui Torres e Miguel Guilherme. Cirilo Garcia inaugurou o marcador para a equipa de Fabien Savreux e os italianos correram sempre atrás do resultado.
Ao intervalo, a “squaddra azzurra” perdia por 2-3 e logo no arranque da segunda parte ficou a perder 2-4. No entanto, com golos de Motaran e Tataranni (que bisou), Massimo Mariotti viu a sua equipa passar para a frente do marcador para não mais largar os três vitais pontos.
Mesmo com a vitória no seu jogo, a Itália tinha de torcer para que Portugal não perdesse frente à Espanha. O 6-6 registado no duelo ibérico serviu as aspirações italianas que assim festejaram o título continental 24 anos depois.
#IMAGE1572
O percurso italiano
A selecção italiana teve o mérito de vencer Portugal depois de ter obrigado a Espanha - sem Bargalló - a um empate. Mas, nos restantes jogos, não houve quaisquer facilidade. Na ronda inaugural, a Itália venceu a Suíça por 3-7. Seguiu-se a Alemanha, vencida por 2-3 com um golo nos segundos finais depois de uma reviravolta de um 2-0 contra e, no derradeiro jogo, bateu a França, também pela margem mínima.
Festejo sem “Tata”
O festejo italiano ficou marcado pela ausência de Massimo Tataranni. O raçudo avançado italiano ter-se-á envolvido em distúrbios na bancada no final da derradeira partida da prova e foi detido.
Domingo, 20 de Julho de 2014, 4h35