Pontos preciosos na luta pela manutenção

Pontos preciosos na luta pela manutenção

Alheio à discussão do título, há um conjunto de equipas que luta no fundo da tabela pela manutenção.

Na jornada que se realizou este fim-de-semana, o Tomar venceu na recepção ao Barcelos e tem a manutenção como adquirida, o Riba d'Ave saiu dos três lugares indesejados com uma vitória em Valença e o Turquel passou o Paço de Arcos para o nono lugar.

Francisco Silva assinou um hat-trick...
Francisco Silva assinou um hat-trick...

Na Aldeia do Hóquei, o Turquel recebeu a Juventude de Viana e foi uma equipa completamente perdida na primeira parte. Sem confiança, descrente, a não conseguir dar o melhor seguimento aos lances na saída para o ataque. Os vianenses mostraram a solidez de quem está num tranquilo sexto lugar - mas agora com o Valongo a apenas dois pontos - e chegou ao intervalo a vencer por 0-2, com um bis de Francisco Silva.

Na segunda parte, tudo foi diferente.

... Vasco Luís também...
... Vasco Luís também...

O Turquel, com um tridente ofensivo com Vasco Luís, Alexandre Marques ("Xanoca") e João Silva ("Janeka") que tinha as costas bem guardadas por Pedro Vaz, imprimiu outro ritmo e foi ganhando confiança. Aos oito minutos, Vasco Luís reduzia e, três minutos volvidos, empatava de livre directo. O livre surgira por azul a Gonçalo Suissas, que tinha entrado pouco antes, e foi o primeiro de cinco mostrados à equipa minhota.

... e Janeka bisou
... e Janeka bisou

Pouco depois do empate, Diogo Fernandes saltou do banco para também mostrar eficácia de livre directo, recolocando a sua equipa na frente. Mas o jogo tinha definitivamente virado. E o marcador também viraria. Janeka bisou e deu a primeira vantagem ao grupo de João Simões (4-3), que Vasco Luís ampliaria a sete minutos do final.

Sanjoanense (11 pontos), Candelária (14) e Valença (15) ocupam os três lugares da despromoção.

A Juventude de Viana tentou responder, mas de forma precipitada. O jogo ficou mais duro e com muito azuis, todos para os vianenses, a redundarem em livres directos, mas - em três situações - Edo Bosch não permitiria novo golo aos da casa. Francisco Silva selou um hat-trick, reduzindo para 5-4, mas os três pontos ficariam em Turquel.

No final, Renato Garrido não comentou a actuação da dupla de arbitragem - muito contestada pela sua equipa, em particular na etapa complementar -, apontando a erros defensivos no seu conjunto. João Simões congratulou-se pelos três pontos obtidos e frisou que a sua equipa passa ao lado da questão da eventual exclusão do Riba d'Ave, que penalizaria a sua equipa em seis pontos.

Riba d'Ave fora da equação

João Simões recusou que algumas das suas preocupações passassem pelas contas sem os pontos obtidos frente ao Riba d'Ave, e em Turquel a crença é de que o clube minhoto não será penalizado com a exclusão.

Entre os adeptos "Brutos dos Queixos", há mesmo uma questão que é levantada para defender a "não penalização" quando se fala da situação que já motivou uma vitória da Juventude de Viana por falta de comparência da equipa do Vale do Ave: como ficaria a Taça de Portugal?

O Riba d'Ave venceu nos 16-avos-de-final em Alenquer, caindo na ronda seguinte em Torres Vedras, frente à agora semifinalista Física. Confirmando-se a inscrição irregular que tem motivado muito burburinho, deveria ser o Alenquer a estar nos "oitavos"...

Teorias para derrubar ou confirmar quando sair a decisão oficial.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia