OK Liga vai a sorteio puro
O calendário da próxima temporada da OK Liga vai esta quinta-feira a sorteio e desta vez o sorteio é puro.
Adoptando a denominação de OK Liga em 2002, o principal campeonato espanhol foi jogado em playoffs até 2009. O espectáculo da fase final era reconhecido, mas a vitória sorriu invariavelmente ao Barcelona, que atravessou um período áureo de 13 conquistas (compreendendo também "pré-OK Liga" e "pós-playoffs") consecutivas.
OK Liga arranca a 7 de Outubro e termina a 27 de Maio.
Na temporada 2009/10 voltou a jogar-se numa fase única, a duas voltas, como prémio para a regularidade ao longo da época. No entanto, foi introduzido no sorteio o condicionalismo de que as quatro primeiras equipas da temporada anterior apenas se defrontassem nas quatro jornadas finais de cada uma das duas voltas.
Os defensores do condicionalismo apontam à concentração de grandes jogos na suposta fase das decisões. Tal verificou-se no final da primeira volta em Espanha, sendo a OK Liga relançada, mas não na sua fase final, em que o Barcelona já tinha ganho uma confortável vantagem para a conquista do seu 28º título.
Quem não defende o condicionalismo, lembra que a vasta maioria das equipas - as que não lutam pelo título - são penalizadas por jogos contra os "tubarões" demasiado cedo, fazendo a "corrida" do campeonato com a "desvantagem anímica" de ter de olhar sempre para cima na tabela. Algo que o sorteio puro, precisamente pela sua "pureza", não garante que não venha a acontecer, não sendo no entanto tal pré-determinado.
A sorteio para a OK Liga, disputada a 30 jornadas, estarão - pela ordem classificativa de 2016/17 - Barcelona, Reus, Liceo, Vic, Voltregà, Vendrell, Igualada, Noia, Lleida, Alcoy, Caldes, Lloret, Girona e os promovidos Palafrugell, Asturhockey e Arenys de Munt.
Três galos para um poleiro... que tem dono
A nova temporada arrancará com o Barcelona em busca do penta, num domínio claro da OK Liga. De resto, a denominação "OK Liga" tem sido talismã para os blaugrana, que conquistaram 13 das 15 edições realizadas sob essa "marca". No total, o Barcelona conta 28 títulos do principal campeonato espanhol, num rol de vencedores que conta apenas com mais cinco equipas.
O Liceo, com sete títulos, foi a única equipa do "resto" de Espanha que furou o jugo catalão, onde - para além dos títulos do Barça - se contam os de Igualada e Reus (cinco cada), Voltregà (dois) e do Noia (um).
Destes, o Reus, actual vice-campeão mas sem se sagrar campeão desde 2011, será o principal obstáculo na caminhada blaugrana, havendo curiosidade para o que o Liceo, principalmente a confirmar-se a chegada de Edu Lamas e apesar da saída do mítico Carlos Gil, possa fazer.
Sem portugueses
A temporada que terminou foi a que contou com mais portugueses entre as 16 equipas que integram a OK Liga. Mas dos cinco que evoluíram nas pistas de um dos melhores campeonatos do Mundo, nenhum continua em Espanha.
Pedro Henriques (Reus), Henrique Magalhães (Liceo) e Gonçalo Nunes (Alcobendas) regressão a Portugal, enquanto Xavier Lourenço e Tomás Castanheira, ambos do Alcoy, dão continuidade à aventura europeia, respectivamente em França e Itália.
Quinta-feira, 20 de Julho de 2017, 9h26