Oeiras reinventa-se para a subida
O Oeiras prepara a nova temporada com a ambição de regressar ao convívio dos grandes.
O histórico emblema da Linha que entre 1976 e 1979 venceu as três primeiras edições da Taça das Taças vai entrar na sua oitava temporada consecutiva na Zona Sul da II Divisão com o claro objectivo de pôr um ponto final nesse périplo longe dos palcos maiores.
As mudanças começam logo na equipa técnica.
Paulo Garrido, timoneiro na última subida do Oeiras à I Divisão quando, em 2008, na sua segunda temporada à frente da equipa, celebrou também o título de Campeão Nacional da divisão secundária, substitui Rui Vieira no cargo de treinador.
Garrido chegou ao comando técnico do Oeiras em 2006, depois de ter liderado o Benfica a partir de 2003. Após a subida com o Oeiras em 2008, conseguiu um quinto lugar, mas na segunda temporada não conseguiria garantir a manutenção. Paulo Garrido assumiu então (em 2010) o comando do Paço de Arcos, trazendo a equipa da II à I Divisão. Saiu em 2012, mas regressaria - após período sabático longe dos bancos - em 2014, aí permanecendo até Dezembro último, quando apresentou a sua demissão.
Experiência e irreverência
Com o objectivo da subida, o Oeiras aposta em cinco reforços. Destes, o argentino German Dates, 38 anos, aporta experiência e um inquestionável conhecimento do Hóquei em Patins português. German chegou a Portugal em 2003 para o Académico de Cambra, tendo representado também em terras lusas Braga, Porto Santo, Física e Turquel antes de rumar à Suíça em 2016, para representar o Uri na temporada que agora terminou.
Para contrapor à experiência de German, o Oeiras garantiu o concurso de quatro jovens promessas nacionais, protagonistas maiores do último campeonato nacional de Sub-20. Diogo Neves sagrou-se campeão pelo Benfica e Gonçalo Conceição, Tomás Moreira e Miguel Sardinha terminaram vice-campeões.
Na temporada que findou, os quatro jovens acumularam também experiência entre os seniores, jogando pelas equipas "B" de águias e leões. Diogo Neves foi terceiro na Zona Sul da II Divisão, enquanto os três leões garantiram a subida da III à II Divisão.
Conceição e Moreira estiveram também activos ao nível da Selecção Nacional de Sub-20, sagrando-se campeões da Europa do escalão em Pully, em Outubro último.
Outro reforço Sub-20 para a equipa principal, mas "da casa", é Gonçalo Domingues. O jovem jogador do Oeiras foi o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional/Taça Nacional de Sub-20 e será presença mais assídua na equipa que procurará a subida.
À porta
Desde que desceu em 2010, não mais o Oeiras logrou o regresso ao convívio dos grandes. A equipa tem sido assídua nos lugares cimeiros da Zona Sul da II Divisão, mas tem falhado um lugar entre os dois primeiros. Desde a descida, o Oeiras terminou em quarto em três ocasiões (2010/11, 2011/12 e 2014/15), em terceiro em 2013/14 e em quinto nas duas últimas temporadas. Apenas em 2012/13, com um oitavo lugar, é que a equipa listada terminou mais longe dos lugares de possível promoção.
Na temporada que terminou, os holofotes voltaram a apontar para Oeiras quando o Porto aí se deslocou nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Apesar de uma primeira parte equilibrada, os dragões venceriam por 2-10 e prosseguiriam até à conquista da prova.
Associação Desportiva de Oeiras 2017/18
Guarda-redes
Antonio Mendonça ("Tony") e Bernardo Salvador
Jogadores de pista
Diogo Alves, Diogo Neves (ex-Benfica), German Dates (ex-Uri, Suíça), Gonçalo Conceição (ex-Sporting), Gonçalo Domingues, Miguel Sardinha (ex-Sporting), Paulo Jesus, Tiago Nogueira e Tomás Moreira (ex-Sporting)
Treinador
Paulo Garrido
Sábado, 29 de Julho de 2017, 8h42