Para vingar a «mágoa» de 2016
Arranca este domingo em Fanano, Itália, a 36ª edição do Campeonato da Europa de Sub-17.
Numa primeira fase com dois grupos, a campeã Espanha defronta Israel na primeira jornada do grupo A (de que fazem parte também Alemanha, Inglaterra e Itália), enquanto Portugal, vice-campeão, inicia a tarefa de reconquista frente à Austria no grupo B, a partir das 19h locais (menos uma em Portugal continental).
Todos os jogos do Europeu serão transmitidos em streaming no YouTube pela CERS-TV.
Para Portugal serguir-se-ão, sempre às 19h, os jogos com Suíça (31 de Julho), Andorra (2 de Agosto) e França (3 de Agosto) com o objectivo de garantir um dos dois primeiros lugares que dão acesso às meias-finais, na próxima sexta-feira.
A grande final está agendada para sábado, dia 5, a partir das 21h locais.
Antes de partir para Itália, Nuno Ferrão contou ao HóqueiPT as suas expectativas, apontando Portugal e Espanha como os maiores favoritos a um título que já conquistaram, respectivamente, 13 e 17 vezes.
Este é o terceiro ano de Nuno Ferrão à frente dos Sub-17, tendo conquistado o título em 2015 (no Luso) e caído com um cruel "golo de ouro" em Mieres, depois de um empate a quatro no final do tempo regulamentar.
O seleccionador português não esconde a mágoa por essa derrota de 2016, com uma selecção de que faziam parte os guarda-redes Alejandro Edo (o agora capitão já estivera também na conquista de 2015), Tiago Freitas e os jogadores de pista Diogo Abreu e João Pedro Pereira, todos agora "repetentes" em Fanano e com vontade de "ajustar contas" com os eternos rivais espanhóis.
Portugal - Campeonato da Europa de Sub-17 2017
Guarda-redes
Alejandro Edo (Porto) e Tiago Freitas (Valongo)
Jogadores de pista
Diogo Abreu, Diogo Barata e João Pedro Pereira (Valongo), Gustavo Pato (Sporting), José Gonçalves (Porto), Lucas Santos (Turquel), Miguel Fortunato (Benfica) e Rodrigo Martins (Braga)
Seleccionador nacional
Nuno Ferrão
Domingo, 30 de Julho de 2017, 10h29