Primeiro as senhoras
A primeira edição dos World Roller Games arranca este domingo.
À selecção feminina, vice-campeã do Mundo, cabe não só ser a primeira das três selecções portuguesas a entrar em rinque, mas também alinhar no jogo inaugural do Campeonato do Mundo Feminino.
Portugal estreia-se às 10h30 locais, 3h30 em Portugal continental.
Portugal tem o seu primeiro jogo marcado para as 10h30 locais, 3h30 de Portugal continental, estreando-se frente ao Chile, que conta nas suas fileiras com Macarena Ramos, jogadora do Benfica.
Depois de ter garantido em 2016, pela quarta vez na sua história, o vice-campeonato, Portugal ambiciona um título inédito, muito complicado no contexto do hóquei patinado feminino.
Nas 13 edições do Campeonato do Mundo já realizadas houve cinco campeões distintos. Depois de uma vitória do Canadá (!) na edição inaugural, Espanha e Argentina garantiram entre si - divididos irmãmente - 10 dos troféus, com a regra a ter apenas excepção em 2006 (vitória do Chile em casa) e 2012 (triunfo da França no Recife).
Para definir os "quartos"
Depois de defrontar o Chile (27 de Agosto, 10h30 locais), Portugal terá pela frente a poderosa Argentina (28 de Agosto, 12h30 locais) e a Itália (29 de Agosto, 10h30 locais) numa fase de grupos que serve "apenas" para definir o alinhamento para os quartos-de-final.
O vencedor deste grupo B, terá teoricamente a tarefa mais facilidade no primeiro jogo a eliminar, defrontando o quarto do grupo A, onde estão Espanha (actual campeã do Mundo), Alemanha, Estados Unidos e França.
Sem descanso, e sempre no palco principal, o Longjiang Gymnasium, os quartos-de-final e as meias-finais jogam-se nos dias 30 e 31.
No sábado, 1 de Setembro, realizam-se as partidas de atribuição dos 3º ao 8º lugares, ficando a final reservada para domingo, pelas 16h locais.
Antes da partida para a China, a Selecção Nacional estagiou no Luso com a sua homóloga masculina e os Sub-20. O seleccionador nacional Carlos Pires contou ao HóqueiPT as suas expectativas e a ambição de fazer melhor do que em Iquique, declarando o objectivo de vencer o Mundial.
Ás ordens de Carlos Pires estarão as guarda-redes Maria Celeste Vieira e Cláudia Vicente e as jogadoras de pista Beatriz Figueiredo, Catarina Costa, Inês Vicente, Margarida Florêncio, Sofia Silva, Marlene Sousa, Marta Vieira e Renata Balonas.
Taça FIRS a três
Das 13 equipas que estiveram no Mundial de Iquique em 2016, são notadas as ausências de Colômbia (6º nesse Mundial) e Brasil (9º), dando assim acesso ao Campeonato do Mundo aos Estados Unidos (10º). África do Sul e Egipto também não estão presentes, saudando-se a entrada de Japão e Inglaterra... para a Taça FIRS.
O Campeonato do Mundo será disputado por oito equipas, sendo as restantes inscritas "relegadas" para a Taça FIRS. Japão, Índia e Inglaterra estarão na disputa desse troféu - e de uma eventual "promoção" ao Campeonato do Mundo -, jogando entre si a três voltas.
Sábado, 26 de Agosto de 2017, 10h51