Três Grandes e o Gigante que levou o 'ouro'
Foto do Cinco Ideal: Gordon MorrisonFotos: Luis Velasco HeviaSão raros os casos em que potências de futebol são também potências eclécticas. E ainda mais raros os casos em que esse ecletismo de excelência se estende ao Hóquei em Patins, residindo os melhores exemplos na península ibérica: os apelidados "três grandes" - Benfica, Porto e Sporting - em Portugal e o gigante catalão, Barcelona.
Numa reunião rara, os quatro emblemas de referência encontraram-se em Blanes para disputarem a Eurockey Cup de Sub-17, e foi o gigante que levou a melhor.
Vista como uma espécie de Liga Europeia do escalão, a Eurockey Cup recebeu naquela localidade balnear catalã os campeões nacionais de Portugal (Porto), Espanha (Noia), Itália (Follonica), Alemanha (Cronenberg), França (Saint-Omer), Suíça (Uttigen) e Inglaterra (Grimsby).
A fase de grupos
Numa primeira fase de quatro grupos de quatro equipas, em que não coincidiram equipas do mesmo país, as quatro potências lograram o apuramento entre os dois primeiros classificados para a fase de decisão do novo campeão.
O Sporting passou em segundo, atrás do Barcelona. Apesar da derrota por 6-2 com os "blaugrana", a vitória nos livres directos com o Saint-Omer (depois de um empate a quatro no tempo regulamentar) chegou para garantir a passagem, porque o jogo com o Cronenberg foi uma formalidade, com os leões a aplicarem a maior goleada da prova: 0-23.
Benfica e Porto passaram em primeiro nos grupos C e D. Se as águias ainda registaram um empate, com o Noia (4-4, com vitória por 1-2 nos livres directos), o Porto - campeão da Eurockey Cup de Sub-15 em 2016 - venceu de forma clara os seus jogos, destacando-se a vitória por 3-6 sobre o Follonica... que viria a ser finalista.
A fase final
O emparelhamento para a fase final ditou um Dérbi Capital entre Benfica e Sporting em Blanes. Antes de, em Coimbra, os mais velhos discutirem a vitória na Elite Cup, os Sub-17 de águias e leões protagonizaram um jogo emotivo e intenso (com seis azuis), que terminaria com a vitória verde-e-branca por 6-7. O Sporting de João Baltazar vencia por 3-6 a oito minutos do fim, mas o Benfica de Frederico Mascarenhas igualaria em três minutos e com cinco para jogar. Gonçalo Gomes fez o 6-7 a dois minutos do apito final, que seria final porque nos derradeiros 30 segundos nem Gustavo Pato (Sporting) nem Afonso Severino (Benfica) lograram marcar de livre directo.
Relegado para a disputa do quinto lugar, o Benfica registou duas vitórias categóricas frente ao Lleida - que defendia o título de campeão da Eurockey Cup Sub-17 de 2016 - por 0-9 e frente ao campeão espanhol Noia, com um 5-0 que estabeleceu distâncias depois de um empate a quatro na fase de grupos.
Nas meias-finais, o Sporting voltou a ter um confronto disputadíssimo. Frente ao Follonica, numa partida de reviravolta, os leões sucumbiriam no desempate por livres directos depois de um empate a seis no tempo regulamentar e de novo empate (a uma bola) no prolongamento. Francesco Banini, estrela italiana em ascenção, seria o "carrasco" dos verde-e-brancos no caminho para a consagração como melhor marcador do evento (com 16 golos).
Na disputa pelo terceiro lugar, o Sporting defrontaria o Porto.
Os dragões não facilitaram nos quartos-de-final (9-0 frente ao Correggio) já com o Barcelona em mira para as meias-finais. O confronto prometia e não desiludiu. A perder por 1-2 ao intervalo, os portistas viraram o resultado a quatro minutos do fim, mas não conseguiriam segurar a vantagem. Aleix Ordoñez restabeleceu a igualdade e levou o jogo para prolongamento. Sem golos no tempo extra, a decisão caiu para o Barcelona no desempate dos livres directos, ficando a excelente partida do Porto com vários jogadores que o ano passado estiveram na prova de Sub-15, a prometer muito para o próximo ano.
"Forçados" a jogar para o lugar mais baixo do pódio, os dragões venceram os leões por 2-5.
Na final, o Barcelona venceu o Follonica por 3-6, mas sem facilidades. A seis minutos do fim, Banini fazia o 3-3 e só nos quatro minutos finais - com muita contestação transalpina - é que o Barcelona disparou no marcador para o seu primeiro título nesta competição, sucedendo a Braga, Manlleu e Lleida.
Cinco Ideal
A vitória do Barcelona valeu a presença de dois dos seus jogadores no Cinco Ideal da competição. Ao guarda-redes Martí Almerich e ao jogador Jordi Mateos do Barcelona, juntam-se o goleador italiano Francesco Banini e dois jogadores de Porto e Sporting: o colombiano Andrés Castaño e o campeão da Europa de Sub-17 Gustavo Pato.
Para a organização da Eurockey Cup é já hora de pensar na próxima competição. A Eurockey Cup de Sub-15 disputa-se dentro de semanas em Vilanova i la Geltrù, entre os dias 28 e 31 de Outubro.
Quinta-feira, 12 de Outubro de 2017, 0h33