Tomar e Porto em Supertaça inédita
Uma semana volvida sobre a realização da Supertaça de Seniores Femininos, é a vez dos Seniores Masculinos disputarem o primeiro título da temporada.
Tomar e Porto encontram-se este sábado no Pavilhão Municipal do Entroncamento para, a partir das 18h (com transmissão em directo na TVI24), disputarem o troféu que se realiza desde 1983 e que desde 1999 homenageia António Livramento.
António Livramento faleceu aos 55 anos em Junho de 1999. Em Setembro desse ano, a Supertaça - então disputada entre Barcelos (que seria vencedor) e Porto - recebeu o seu nome.
Esta será a 35ª edição de uma prova em que o Porto é dominador. Entre as 34 edições já realizadas, o Porto marcou presença em 25 e venceu 20, sendo as restantes repartidas entre apenas mais quatro emblemas: Benfica (sete conquistas), Óquei de Barcelos (quatro), Sporting (duas) e Valongo (uma).
Os dragões são os detentores do troféu após terem conquistado a Supertaça em 2016 numa partida electrizante com o Benfica. Na altura, a equipa de Guillem Cabestany venceria o primeiro título de uma época plena a nível interno com uma expressiva vitória por 13-7.
A época dos azuis-e-brancos fechou com a conquista da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Tomar que agora volta a defrontar.
Inicialmente disputada a duas mãos, a Supertaça é decidida em jogo único desde 2006.
Os nabantinos estão pela primeira vez na discussão da Supertaça, juntando-se a um restrito lote de outras 11 equipas que já foram "finalistas". Para além das cinco já referidas que acabariam por conquistar o troféu, já marcaram presença - sem qualquer triunfo - Oliveirense (por cinco vezes!), Sanjoanense, Paço de Arcos, Juventude de Viana, Académico de Cambrae Braga.
Tomar e Porto reencontram-se três meses e meio depois de na final da Taça de Portugal os dragões terem vencido por 5-1. Entretanto, as equipas prepararam-se para a nova temporada, mas não se apresentarão na máxima força. No Tomar estão disponíveis os reforços Diogo Alves (guarda-redes, ex-Paço de Arcos) e João Sardo (ex-Benfica), mas Xanoca (ex-Turquel) não deverá jogar. Tal como Paulo Passos, um dos esteios da excelente campanha da equipa de Nuno Domingues em 2016/17.
O Porto só registou uma alteração no plantel, com a entrada de Alvarinho (ex-Barcelos) para o lugar de Vítor Hugo, mas poderá ter duas baixas para a Supertaça, caso se confirmem as ausências da Elite Cup. Em Coimbra, Nelson Filipe e Telmo Pinto ficaram de fora, tendo sido substituídos por Diogo Brandão e João Lima.
Planteis 2017/18
SC Tomar
Guarda-redes: Diogo Alves (ex-Paço de Arcos) e Marco Gaspar
Jogadores de pista: Hernâni Diniz, Ivo Silva, João Lomba, João Sardo (ex-Benfica), João Tiago Alves, Paulo Passos, Pedro Martins e Xanoca (ex-Turquel)
Treinador: Nuno Domingues
FC Porto
Guarda-redes: Carles Grau e Nelson Filipe
Jogadores de pista: Alvarinho (ex-Óquei de Barcelos), Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Jorge Silva, Rafa, Reinaldo Garcia, Telmo Pinto e Ton Baliu
Treinador: Guillem Cabestany
Sexta-feira, 13 de Outubro de 2017, 14h53