Juventude regressa a Viana com três pontos
A Juventude de Viana começou a nova temporada a vencer, derrotando o Paço de Arcos, na Linha, por 3-4.
Começou bem mas terminou mal o primeiro jogo oficial de Luís Duarte à frente do Paço de Arcos, no regresso do técnico ao trabalho diário de clube depois de deixar a selecção nacional de Sub-20 com três mundiais e quatro europeus conquistados.
Aos seis minutos, o Paço de Arcos vencia a Juventude de Viana por 2-0, com André Centeno e Gonçalo Nunes (este de livre directo) a marcarem. Os dois jogadores cedidos pelo Sporting assumem-se como as figuras maiores do histórico clube da Linha na tentativa de fugir rapidamente aos lugares da "aflição" e melhorar o 11º lugar da época transacta.
No entanto, de Viana, a Juventude partira com o objectivo de somar três pontos, num recinto que reconhecia como difícil mas um passo na afirmação no primeiro terço da tabela, melhorando o sexto lugar conseguido em 2016/17. Nelson Pereira reduziu estavam cumpridos pouco mais de sete minutos e, depois de Francisco Silva ter desperdiçado de grande penalidade e Emanuel Garcia de livre directo (antes, Centeno também não conseguira bater Jorge Correia), João Ramalho restabeleceu a igualdade a minuto e meio do descanso.
A etapa complementar começou com o Paço de Arcos a assumir mais o jogo, quiçá motivado pela entrega ao intervalo do troféu de Campeão Nacional aos seus Sub-13. A Juventude de Viana procurava cerrar fileiras à frente do atento Jorge Correia, mas sobrava espaço para Gonçalo Nunes ensaiar a sua temível meia-distância. O guarda-redes que agora está sob o escrutínio do seu antecessor, Edo Bosch (adjunto de Renato Garrido), protagonizou uma grande exibição em particular nesta segunda parte e só não conseguiria parar um dos "misseis" de Nunes.
Antes da bola sair do stick de Gonçalo Nunes para o fundo das redes de Jorge Correia, a Juventude de Viana lograva adiantar-se pela primeira vez no marcador, com um golo de Tó Silva. O tento do bicampeão do Mundo de Sub-20 do Paço de Arcos repunha, a 15 minutos do final, a igualdade, agora a três.
Para gáudio do muito público presente, o jogo oferecia momentos de "frisson" junto de uma e outra baliza, com muito trabalho para Correia e Diogo Rodrigues. Golos, só haveria mais um, com o reforço Emanuel Garcia a marcar a 10 minutos do fim, na sequência de um livre directo, valendo os três pontos aos vianenses.
Após o final do encontro, Renato Garrido.destacou a importância da vitória na ronda inaugural e a particular atenção à meia distância do adversário. Luís Duarte, que não perdia um jogo oficial desde Setembro de 2011, na final do Mundial de Sub-20 com a Espanha, lamentou o desfecho da partida, tendo em conta o trabalho realizado durante a semana.
Na próxima jornada, a Juventude de Viana recebe o Benfica, enquanto o Paço de Arcos visita Turquel.
Recordamos os resultados da primeira jornada, bem como os embates previstos para a segunda:
Campeonato Nacional da I Divisão
1ª Jornada
Sporting 7-1 Infante Sagres
Braga 2-4 Valença
Oliveirense 4-3 Valongo
Porto 14-2 Grândola
Benfica 5-1 Sporting de Tomar
Paço de Arcos 3-4 Juventude de Viana
Óquei de Barcelos 2-1 Turquel
2ª Jornada - 28 de Outubro
Infante Sagres vs Oliveirense, 17h
Grândola vs Sporting, 18h
Tomar vs Porto, 18h
Valongo vs Braga, 18h30
Turquel vs Paço de Arcos, 21h
Valença vs Óquei de Barcelos, 21h30
2ª Jornada - 29 de Outubro
Juventude de Viana vs Benfica, 17h
Domingo, 22 de Outubro de 2017, 16h38