Barcelona e Sporting na final

Barcelona e Sporting na final

Barcelona e Sporting são os finalistas da edição deste ano da Eurockey Cup em Sub-15. Ambas as equipas procuram o seu primeiro título na competição.

Foi pela diferença mínima que blaugranas e verde-e-brancos garantiram a passagem ao jogo de todas as decisões, mas com enredos bem distintos.

Partida entre Barcelona e Manlleu foi intensa e encheu
Partida entre Barcelona e Manlleu foi intensa e encheu "Les Casernes"

Carimbou primeiro a passagem o Barcelona. Frente ao Manlleu e sob o olhar do técnico da equipa principal, Edu Castro, os jovens do Barça não conseguiram impor o seu jogo como em partidas anteriores, e o guarda-redes Arnau Martinez foi, enfim, posto à prova, com o Manlleu a criar mesmo as melhores oportunidades de golo. A meio da primeira parte, Sergi Rojo teve uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador a favor do Manlleu, mas desperdiçou um livre directo, e o intervalo chegaria com o nulo no marcador.

Aguilera fez o empate no tempo regulamentar
Aguilera fez o empate no tempo regulamentar

Na etapa complementar, haveria prémio para a atitude dos finalistas vencidos do ano passado, quando, logo aos três minutos, Àlex Vila abriu o marcador. O primeiro golo sofrido pelo Barcelona nesta prova - mais de quatro jogos e meio depois - obrigou os blaugrana a arriscar mais. O empate acabaria por surgir já nos cinco minutos finais, num extraordinário lance individual de Carles Aguilera.

Joaquim Pinto terminou o jogo a sanar o
Joaquim Pinto terminou o jogo a sanar o "diferendo" entre Arnau Martinez e Sergi Rojo

Depois do jogo dos quartos-de-final entre Manlleu e Saint-Omer, Joaquim Pinto e José Pinto voltavam a ter horas extra para verem uma eliminatória resolvida. E, mais uma vez, seria resolvida no primeiro prolongamento. Com pouco mais de um minuto decorrido, Oriol Sebrià fez o golo que colocou o Barcelona na final.

Na outra meia-final, o Sporting foi surpreendido aos três minutos, mas logrou dar a volta ainda antes do intervalo. A equipa foi ganhando confiança e, na recta final desta primeira parte, Bernardo Trindade e Tiago Carrança assinaram os golos da reviravolta.

Tiago Carrança
Tiago Carrança

Na segunda parte, tudo parecia correr de feição aos leões. Aos três minutos, Afonso Gaspar ampliou para 1-3 e, quando Alberto Cabiddu reduziu, o Sporting respondeu quase de imediato, com o 2-4 por Bernardo Trindade. O Follonica não tinha argumentos para contrariar o jogo dos verde-e-brancos e os minutos corriam a favor. A cinco minutos do final, José Abreu fez o 2-5 e, no minuto seguinte, o guarda-redes António Leal evitou o golo de livre directo.

Filipe Lourenço
Filipe Lourenço

Visivelmente marcado pelo cansaço acumulado, o Sporting permitiu que o Follonica pressionasse. E marcasse. Já no derradeiro minuto e meio, o Follonica marcou por duas vezes e reduziu para a diferença mínima, pregando um valente susto aos portugueses... mas o tempo não estava a favor dos italianos, e os leões garantiriam a sua segunda final na história da Eurockey Cup.

O técnico Marcelo Sobreira apontou o cansaço de cinco jogos em três dias como razão para os instantes finais de sofrimento, mas destacou a vontade da sua equipa. Reconhecendo o valor do Barcelona, o treinador não deixa de mostrar ambição para a final.

A decisiva partida da Eurockey Cup está agendada para as 12h desta terça-feira. Antes, para os terceiro e quarto lugares, Manlleu e Follonica defrontam-se a partir das 10h30.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia