Vantagem mínima para a decisão em França
Na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça CERS, entre as equipas portuguesas, só o Turquel jogou em casa e só o Turquel garantiu vantagem para a segunda mão. Mas tangencial.
Na recepção aos franceses do Saint-Omer, os "Brutos dos Queixos" começaram praticamente a ganhar, com um tento de Luís Silva. No entanto, a equipa gaulesa mostrou valor para discutir a eliminatória. Com os portugueses Edu Leitão e Xavier Lourenço no cinco inicial, ambos de regresso a uma casa que já foi sua, e Pedro Chambell no banco (jogaria na segunda parte), o Saint-Omer organizou-se bem defensivamente, espreitando - muito a espaços - o contra-ataque.
Os turquelenses estiveram perto do segundo golo numa grande penalidade - que Vasco Luís "conquistou" mas não conseguiu converter - e seria mesmo um turquelense a marcar... mas para o Saint-Omer. De grande penalidade, Xavier Lourenço, que em 2015 deixou a Aldeia do Hóquei rumo ao Alcoy e à OK Liga, assinou o empate.
Mais perigosa, a equipa portuguesa orientada por Jorge Godinho, regressaria à vantagem ainda na primeira parte, com um tento do único reforço para esta temporada, André Moreira, sem que no entanto conseguisse consolidar a vitória.
Na segunda parte, o Turquel continuou a criar mais oportunidades, mas os gauleses, com Pedro Chambell em destaque, não sofreriam mais qualquer golo. E poderiam mesmo ter levado um empate para a segunda mão em França, não fosse Jacobo Mantiñan desperdiçar um livre directo...
No final, a vitória curta dos alvinegros agradava mais aos três portugueses - Xavier Lourenço, Edu Leitão e Pedro Chambell - que representam o Saint-Omer do que ao treinador do Turquel, Jorge Godinho.
Nos outros jogos das equipas portuguesas, todos além fronteiras, Barcelos e Sporting de Tomar, mesmo sem vencer, deixaram tudo em aberto para a segunda mão, a realizar perante o seu público. Os vencedores das duas últimas edições da prova empataram a um em Noia, enquanto os nabantinos registaram uma espectacular igualdade a seis em Itália, frente ao Valdagno.
Tarefas árduas terão Juventude de Viana e Valença. Derrotadas respectivamente em Vendrell (3-1) e Voltregà (5-1), as duas equipas minhotos terão de encetar recuperações frente aos actuais oitavo e décimo classificados da competitiva OK Liga.
Nas três partidas sem equipas portuguesas, destaque para a vitória folgada do Breganze sobre o Dornbirn (9-2) que certamente valerá aos italianos um lugar nos "quartos-de-final", onde defrontará Turquel ou Saint-Omer.
Por decidir estão as eliminatórias entre Igualada e Lleida, com os arlequins a viajarem a Lleida com uma vantagem de 4-3, e entre Noisy Le Grand e Correggio, que empataram a dois em França.
A segunda mão dos oitavos-de-final da Taça CERS está agendada para 13 de Janeiro.
Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017, 8h28