Verdes, mas cada vez mais maduros
O Valongo tem sido referência recorrente nas últimas temporadas no que na aposta em jovens valores portugueses diz respeito. A equipa agora às ordens de Miguel Viterbo atingiu os píncaros ao conquistar o Campeonato Nacional em 2014 - então sob o comando técnico de Paulo Pereira - e vai-se renovando (do actual plantel, apenas Luís Melo e Xavi Cardoso se sagraram campeões), supreendendo, e voltando a subir degraus.
Depois de um sétimo lugar na pretérita temporada, a aposta foi na continuidade, registando-se as entradas de dois valores seguros: o avançado Diogo Fernandes (ex-Juventude de Viana) e o universal Daniel Oliveira ("Poka", ex-Sporting). A aposta foi ganha, desde logo não fossem os dois reforços os actuais dois melhores marcadores da equipa. Diogo Fernandes soma 17 golos e é o 11º mais certeiro do Nacional, ao passo que Poka, assumindo a batuta da equipa, terá mesmo saído "melhor do que a encomenda" ao mostrar uma veia goleadora que lhe era desconhecida. Já assinou 25 golos e é o terceiro melhor do campeonato.
Com 17 jornadas cumpridas na I Divisão, o Valongo ocupa o quinto lugar, com 34 pontos, a apenas dois da Oliveirense. Abdicando da Taça CERS pela segunda vez consecutiva (em 2015/16 esteve na Liga Europeia) e focando-se nas competições internas, o Valongo não entrou da melhor maneira no Campeonato.
Na ronda inaugural da presente edição da prova máxima nacional, o Valongo até esteve muito perto de surpreender. À entrada do último minuto, vencia em Oliveira de Azeméis por 2-3, mas a Oliveirense viraria o resultado. Foi o arranque - traumático - para cinco derrotas nas sete primeiras jornadas.
Mas, depois das derrotas com Oliveirense, Barcelos, Benfica, Porto e Sporting - embates que o sorteio condicionado do campeonato concentrou num curto espaço de tempo - não mais o Valongo voltou a perder. Em 10 jogos, o Valongo apenas perderia pontos na deslocação a Viana do Castelo (empate a cinco), tendo já vingado na segunda volta as derrotas com Oliveirense e Barcelos de forma categórica. Perante o seu público, onde só o Porto pontuou (os dragões venceram por 3-5), os valonguenses venceram respectivamente por 10-3 e 5-1. E agora "mordem" os calcanhares aos lugares da Liga Europeia, que estariam à partida entregues às quatro maiores "fortunas" do Hóquei em Patins nacional.
Quinto melhor ataque do Campeonato (com 72 golos) e quarta melhor defesa (51), o Valongo recebe agora o Benfica, a quem já deixou um sério aviso na Elite Cup. Nos "quartos" do principal evento da pré-temporada, as duas equipas precisaram de grandes penalidades para decidir o encontro (os encarnados seguiriam em frente) depois de um empate a três no tempo regulamentar. Nessa Elite Cup, o Valongo perderia depois, de forma tangencial, com a Juventude de Viana, fechando a vencer, com a maior vitória da prova, o Valença, por 1-7.
Para o Campeonato, na jornada antes do complicado ciclo que agora começa com os três da frente, o Valongo arrecadou em Paço de Arcos os três pontos numa partida jogada a um ritmo altíssimo, espectacular para os adeptos, desesperante para o treinador. No rescaldo a esse jogo, Miguel Viterbo vincou que este não é o Valongo que pretende para defrontar Benfica, Porto e Sporting.
O jogo com o Benfica é este domingo a partir das 16h, com arbitragem de Paulo Rainha e Joaquim Pinto e transmissão directa na TVI24. O Valongo regressará ao seu reduto para defrontar o Sporting, mas antes irá a Lavra - para a Taça de Portugal, onde se perspectiva a presença valonguense na Final Four - e ao Dragão Caixa.
Poka
Um dos grandes destaques na equipa do Valongo é Poka. O jogador que no último defeso deixou o Sporting para regressar ao emblema que representara na temporada de 2012/13 é o melhor marcador da equipa e terceiro melhor do Campeonato com 25 golos (apenas João Rodrigues e Gonçalo Nunes marcaram mais), tendo assinado um "poker" frente ao Paço de Arcos com particular eficácia de bola parada, não desperdiçando duas grandes penalidades - em cuja apetência ajudou o Sporting a conquistar uma Taça CERS - e um livre directo.
Ainda longe do final da época, um dos motores da equipa de Miguel Viterbo já terá garantido o prémio por não ter baixado os braços após a não renovação com os leões, sendo dado como reforço certo do Porto para a próxima temporada.
Sábado, 3 de Março de 2018, 12h22