Valongo e Académica ‘out’, Remscheid ‘in’
O Valongo, anunciado na Taça WS Europe (ex-Taça CERS), e a equipa feminina da Académica, apontada à Liga Europeia Feminina, não vão, afinal, participar nas competições europeias.
O anúncio foi feito pela World Skate Europe Rink Hockey (WSE-RH), revendo as equipas participantes nas duas provas em causa. A ausência do Valongo é coerente com decisões no mesmo sentido nas duas últimas temporadas, remontando a 2015/16 a última presença da equipa nas competições europeias, então na Liga Europeia.
Para o sorteio a WSE-RH aceitou, entretanto, a inscrição dos alemães do Remscheid, que integrarão a Taça WS Europe. A segunda prova europeia mantém assim o total de 28 equipas, que se juntam às 16 da Liga Europeia e às agora 14 da Liga Europeia Feminina.
O sorteio terá lugar no próximo sábado em Correggio, palco do Campeonato da Europa de Sub-17, a partir das 10h de Portugal continental.
Recordamos as equipas presentes em cada prova.
Liga Europeia (16 equipas)
A sorteio para os quatro grupos que constituem a primeira fase estarão Barcelona, Liceo, Noia e Reus (Espanha), Benfica, Oliveirense, Porto e Sporting (Portugal), Follonica, Forte, Lodi e Monza (Itália), Quevert e Saint-Omer (França), Herringen (Alemanha) e Montreux (Suíça).
Sporting, Barcelona, Lodi e Benfica são os cabeças-de-série dos quatro grupos, sendo que equipas de um mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo.
Taça WS Europe (28 equipas)
A sorteio estarão Juventude de Viana, Óquei de Barcelos, Tomar e Turquel (Portugal), Caldes, Girona, Igualada, Lleida e Voltregà (Espanha), Sarzana, Valdagno e Viareggio (Itália), Coutras, La Vendéenne, Merignac, Nantes e Noisy Le Grand (França), Darmstadt, Dusseldorf, Iserlohn, Remscheid e Walsum (Alemanha), Biasca, Diessbach, Uri e Uttigen (Suíça) e Dornbirn e Wolfurt (Áustria).
Em virtude do número de equipas, deverão ser isentadas de uma primeira eliminatória quatro das equipas, sendo que Lleida, Óquei de Barcelos e Voltregà, pela presença na Final Four, serão os primeiros candidatos à “folga”. O outro isento – desde logo porque o Breganze, o “outro” semifinalista de 17/18, não se inscreveu - deverá ser escolhido por sorteio.
Liga Europeia Feminina (14 equipas)
Na corrida ao título feminino estarão Gijón, Manlleu, Plegamans e Voltregà (Espanha), Coutras, Merignac, Nantes Metropole e Noisy Le Grand (França), Benfica e Stuart (Portugal), Bison-Calenberg e Iserlohn (Alemanha) e Montreux e Voldemwald (Suíça).
Deverão ser isentadas duas equipas da primeira eliminatória, que se juntarão às apuradas nos quartos-de-final. Gijón e Benfica, como finalistas da última edição, deverão ser as bafejadas pela isenção na primeira ronda.
Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018, 17h