Hóquei Diário / 9 de Setembro de 2018

Hóquei Diário / 9 de Setembro de 2018
Foto de capa: Marzia Cattini @ WS Europe RH

Decidido a meio minuto do fim

No seu 32º jogo, o Campeonato da Europa ficou definido a apenas meio minuto do fim.

Oriol Llenas – que já tinha marcado o primeiro do jogo, mas na própria baliza - fez o 4-5 com que a Espanha venceu Portugal, resultado suficiente para o troféu voltar a mudar de mãos, o que acontece há seis edições consecutivas.

Espanha campeã europeia de Sub-17 [8.Set.2018]

No outro jogo do grupo de apuramento de campeão, já sem hipótese de qualquer das selecções chegar ao título, a França venceu, de forma retumbante, a anfitriã Itália por 7-2, garantindo um lugar no pódio. Perante os seus adeptos, os transalpinos terminam a fase final com 25 golos sofridos em três partidas.

Já no grupo que definia a classificação a partir do quinto lugar, Andorra foi categórica no seu triunfo frente à Alemanha (6-0) e assegurou o primeiro lugar depois dos apontados candidatos, ficando à frente da Suíça que venceu a Inglaterra por 6-5.

A classificação final ficou assim ordenada: 1º Espanha, 2º Portugal, 3º França, 4º Itália, 5º Andorra, 6º Suíça, 7º Alemanha, 8º Inglaterra, 9º Israel.

Resultados de 8 de Setembro

França 7-2 Itália

Portugal 4-5 Espanha

Suíça 6-5 Inglaterra

Andorra 6-0 Alemanha

Lucas marcou mais

O português Lucas Santos terminou como o melhor marcador do Campeonato da Europa de Sub-17, totalizando 15 golos.

Somando mais um golo na derradeira partida com uma preciosa ajuda de Oriol Llenas, a introduzir a bola na sua própria baliza, o atacante português foi um dos três que marcaram em todas as partidas realizadas. Rodrigo Martins, com um total de 13 golos, foi o outro português a lograr tal feito, conseguindo-o também o espanhol Abel Moya – que marcou 10 em todo o evento -, este em menos uma partida realizada.

Necessário destaque para o inglês Benjamin Oldroyd. Somando 12 golos, o jogador às ordens de José Carlos Amaral só não marcaria numa das oito partidas que realizou, frente à Alemanha, já na fase final.

Nos números globais, os 32 jogos tiveram 341 golos marcados, numa média superior a 10 golos por jogo. Os jogos com mais golos foram entre Itália e Andorra (17-1) e Alemanha e Suíça (6-12) e o jogo com menos golos foi o embate entre Portugal e França (4-0).

Portugal foi a selecção mais concretizadora, com 58 golos, e também a menos batida, com apenas 11 golos consentidos. Israel foi a menos profícua de todas as selecções em prova, mas termina com um pecúlio de 20 golos conseguidos.

Testes para dragões e leões

Este sábado, prosseguiram os jogos de preparação, que serão muitos nas próximas semanas.

No Dragão Caixa, o Porto recebeu o Liceo e não conseguiu contrariar a fase muito mais adiantada de preparação dos galegos. Reinaldo Garcia ainda adiantou os dragões neste jogo que serviu de apresentação aos sócios e adeptos, mas Carlo Di Benedetto, com três golos, e Sergi Miras viraram o resultado. Telmo Pinto fez o 2-4 final.

Na Marinha Grande, os leões da Embra apresentaram a equipa que vai lutar pela manutenção entre os maiores do Hóquei em Patins nacional precisamente frente ao maior entre esses na última temporada.

O campeão nacional Sporting, no seu primeiro jogo desta pré-temporada, venceu por 2-4, com golos do asturiano Toni Perez (assim a marcar no Dia das Astúrias), Henrique Magalhães, Caio e Vítor Hugo. Pelo Marinhense marcaram Pedro Coelho e o reforço (ex-Sporting “B”) Gonçalo Domingues.

Oliveirense na final do Cinquentenário

A Oliveirense é o primeiro finalista do Torneio Cinquentenário, organizado pela AP Aveiro por ocasião do seu 50º aniversário.

Depois de uma vitória na Mealhada por 0-8 na véspera, a equipa orientada por Renato Garrido teve um teste mais sério em São João da Madeira, vencendo pela margem mínima. O jogo, discutido “taco-a-taco”, esteve empatado a um, a dois e a três golos – sempre com a Sanjoanense a tomar a dianteira -, com Pablo Cancela, que bisou, a desequilibrar definitivamente para o 3-4 final. Marc Torra apontara os dois primeiros golos, batendo Tiago Rodrigues, guarda-redes bicampeão do Mundo de Sub-20, cedido pela equipa de Oliveira de Azeméis à Sanjoanense.

O outro finalista deste torneio comemorativo sairá da meia-final entre Académico da Feira e Académico de Cambra, que se realiza a 22 de Setembro, a partir das 18h. A final será no dia seguinte, não estando ainda definida hora ou local.

Itália prepara Europeu

A selecção feminina italiana inicia este domingo um estágio que se prolonga até dia 12 tendo em vista o Campeonato da Europa que se realiza em Portugal em Outubro próximo.

O seleccionador Massimo Giudice chamou a Recoaro as atletas Alice Sartori e Veronica Caretta (Breganze), Beatrice Marchesi (Monza), Cristina Santochirico e Luisa Lamacchia (Matera), Elena Tamiozzo (Trissino), Elena Toffanin (Sandrigo), Erika Ghirardello, Giulia Galeassi e Pamela Lapolla (Las Rozas, ESP), Francesca Maniero (Correggio) e Sara Zarantonello (Valdagno), sendo que duas serão excluídas da convocatória final.

O primeiro adversário de Itália no Europeu é frente à Suíça, no dia 8 de Outubro, no jogo que marca precisamente o arranque da prova.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia