Lista única, de continuidade
As eleições para a Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP) só terão uma lista na corrida.
Agendadas para a próxima sexta-feira, dia 9, as eleições que definem os órgãos sociais para o quadriénio 2018-2022 terminarão inevitavelmente com a vitória da lista A, encabeçada pela Casa do Povo da Sobreira, num cenário de assumida continuidade.
A Casa do Povo da Sobreira está na liderança da ANACP desde a sua fundação, em 2009, inicialmente com Vítor Soares indicado para a presidência da Direcção e, desde 2012, com Rui Carvalho ao leme.
Continua Rui Carvalho?
A continuidade do Sobreira na liderança abre também a porta à continuidade de Rui Carvalho.
Apesar de ser apontado nos bastidores como potencial candidato à Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Rui Carvalho não irá a sufrágio e deverá ser reconduzido na presidência da Direcção da ANACP.
Para já, é apenas conhecida a constituição da Lista na figura dos clubes que a integram para os diferentes órgãos. Formalizada a eleição é que será oficializada a indicação do delegado de cada clube.
A lista está assim constituída:
Assembleia Geral
Associação Desportiva Os Limianos (Presidente), Sporting Clube de Tomar (Secretário) e Associação Académica de Coimbra (Relator)
Direcção
Casa do Povo de Sobreira (Presidente), Futebol Clube do Porto (Vice-Presidente), Famalicense Atlético Clube (Tesoureiro), Sporting Clube de Portugal (Secretário) e Hóquei Clube da Mealhada (Vogal)
Conselho Fiscal
Associação Juventude de Viana (Presidente), Associação Desportiva de Valongo (Secretário) e Clube Académico da Feira (Vogal)
Suplentes
Criar-T Seixal Hóquei (1º), Hóquei Clube Paço do Rei (2º) e Hóquei Clube de Braga (3º)
Objectivos
Podendo indicar 21 delegados para as Assembleias Gerais da FPP, a ANACP tem no seu conjunto um peso de 35% no processo eleitoral, ainda que cada delegado tenha liberdade de voto. Para além disso, a associação tem promovida algumas acções de visibilidade mediática, nomeadamente a Elite Cup, e, com o lema “Cimentar o Presente, projectar o Futuro”, a Lista A estabelece para o próximo quadriénio uma série de objectivos, que enumera na sua apresentação:
I. Aumento do número de associados;
II. Fomentar o desenvolvimento e progresso técnico da patinagem;
III. Estabelecer, coordenar, dinamizar e regular as relações entre os seus associados;
IV. Estabelecer e manter relações com todas as entidades, nacionais e internacionais, que desenvolvam a promoção e programação do desporto e do espírito olímpico, nomeadamente através da prática da patinagem;
V. Formar, dirigir e incentivar a prática da patinagem, em todas as suas modalidades, a nível nacional;
VI. Promover acções que permitam o desenvolvimento das disciplinas;
VII. Organizar eventos e acções que permitam projectar as disciplinas de patinagem;
VIII. Mediatização das disciplinas da Patinagem, através do recurso às novas tecnologias e constante interacção com os mais variados públicos;
IX. Papel de Consultor junto das Entidades Nacionais e Internacionais para:
a. Reformulação dos quadros de transferência e adaptação à actual Lei de Bases;
b. Implementação de medidas protectoras aos clubes formadores;
c. Criação de condições para o aumento dos atletas nos escalões seniores;
d. Avaliar e Planear roadshows de promoção das disciplinas da Patinagem por todo o País.
Sexta-feira, 9 de Novembro de 2018, 0h07