Vercelli ganha pontos na corrida à manutenção
Fotos: PhotoFortinaCom portugueses nos dois emblemas, o Amatori Vercelli venceu esta terça-feira o Bassano por 4-3.
A tentarem distanciar-se dos indesejáveis dois últimos lugares, que valem a despromoção à Série A2, Amatori Vercelli e Bassano encontraram-se esta terça-feira para encerrar a 11ª jornada.
A jogar perante o seu público, o técnico português Sérgio Silva viu o seu Vercelli adiantar-se aos sete minutos com um golo do também português João Silva (“Janeka”). Outro português, Diogo Neves, repôs a igualdade aos 11 minutos e meio, igualando Victor Crespo no estatuto de melhor marcador dos “gialorossi” ao bater outro jogador nascido em solo luso em pista, Francisco Veludo.
Diogo Neves e Francisco Veludo têm sido as figuras maiores mais destacadas nas suas equipas neste arranque de temporada, mas seria Janeka a chamar novamente a si os holofotes quando, logo após o golo “bassanese”, bisou para voltar a dar vantagem ao Vercelli com o seu sexto golo na Série A1.
A resposta imediata foi fundamental, até porque o Bassano não mais viria a conseguir anular a desvantagem. Já nos derradeiros dois minutos da primeira parte, o catalão David Ballestero ampliou para 3-1 e o melhor que a equipa de Massimo Barbieri logrou foi reduzir para 3-2 antes do descanso, por Mattia Baggio.
Francisco Veludo, João Silva e Diogo Neves têm em comum a passagem pelo “Tigres” de Almeirim. Veludo e Janeka chegaram a representar o clube almeirinense - em que Diogo Neves se iniciou - na I Divisão.
Já na segunda parte, Victor Crespo dispôs de uma grande penalidade, mas “Xico” Veludo – apontado como o melhor jogador em pista - segurou a vantagem do Vercelli, reforçada por Matteo Brusa a cinco minutos do final. Diogo Neves, apontando o seu 14º golo da prova - que o coloca no sétimo lugar da lista de melhores marcadores, em igualdade com Montivero – ainda relançou a incerteza no desfecho do jogo, mas o 4-3 seria final.
Com este triunfo, o Vercelli passa a somar 11 pontos, oito acima dos lugares de descida. A equipa de Sérgio Silva pode reforçar a vontade de ficar no escalão maior já no próximo sábado – há jornada a 22 e 29 de Dezembro – na deslocação à pista de um Thiene que é penúltimo, mas que estará moralizado pela sua primeira vitória na prova nesta jornada.
O Bassano, com sete pontos, desloca-se à pista do líder Lodi e, com claro favoritismo do bicampeão, esperará pelo menos manter a distância para a zona “vermelha”, onde estão Thiene (três pontos) e Sandrigo (dois).
Série A1 – 11ª jornada
Resultados
• Trissino 1-4 Breganze
• Scandiano 5-2 Forte
• Viareggio 6-1 Sarzana
• Follonica 6-1 Valdagno
• Sandrigo 3-10 Thiene
• Monza 2-6 Lodi
• Amatori Vercelli 4-3 Bassano
Classificação
1º Lodi (25), 2ºs Forte e Valdagno (23), 4º Follonica (21), 5º Sarzana (20), 6ºs Viareggio e Breganze (18), 8º Scandiano (17), 9º Monza (16), 10º Trissino (14), 11º Amatori Vercelli (11), 12º Bassano (7), 13º Thiene (3), 14º Sandrigo (2)
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 7h20