Benfica anuncia saída de Pedro Nunes

Benfica anuncia saída de Pedro Nunes

O Benfica anunciou esta sexta-feira a saída de Pedro Nunes do comando técnico da sua equipa após cinco anos e meio de ligação.

O “divórcio” surge depois de um empate em Oeiras a quatro golos, mas também de uma derrota em Braga e outro empate em Barcelos, quando os adversários directos ainda não perderam pontos a não no confronto directo com outros candidatos.

Benfica saiu na frente depois dos jogos com os outros candidatos, mas não cumpriu como se esperava com os 'outros'
Benfica saiu na frente depois dos jogos com os outros candidatos, mas não cumpriu como se esperava com os 'outros'

De resto, o Benfica saiu dos três confrontos da primeira volta com os outros candidatos com um excelente registo de duas vitórias e um empate – na casa do campeão Sporting – e parecia bem lançado na corrida ao título.

Mas, perdendo pontos em três das últimas quatro deslocações para o Campeonato – Braga, Barcelos e Oeiras -, a tarefa complicou-se e, no arranque de 2019, o Benfica pode mesmo ficar a cinco pontos do líder.

Percurso

Pedro Nunes, actualmente com 50 anos, chegou ao Benfica em 2013, vindo do Paço de Arcos e herdando uma equipa campeã europeia às ordens de Luís Sénica. Na sua primeira época, venceu a Taça Intercontinental, a Taça Continental e a Taça e Portugal, terminando o Campeonato em igualdade pontual com o campeão Valongo.

A temporada de 2014/15 foi de dobradinha, que teimava em escapar há duas décadas aos encarnados. A época seguinte, de 2015/16, foi de consagração europeia, com a conquista da Liga Europeia pela segunda vez na história do clube, a que se juntaria a celebração da conquista no Campeonato… no mesmo fim-de-semana. Foi o momento mais alto da ligação entre Pedro Nunes e o Benfica.

Conquista da Liga Europeia - e do Campeonato no mesmo fim-de-semana - foi o apogeu do percurso de Pedro Nunes no Benfica
Conquista da Liga Europeia - e do Campeonato no mesmo fim-de-semana - foi o apogeu do percurso de Pedro Nunes no Benfica

Nas duas temporadas seguintes, o Benfica, que vinha de uma dinâmica vencedora conquistaria, “apenas” uma Taça Continental, uma Elite Cup e a Taça Intercontinental.

O último defeso foi de indefinição. Pedro Nunes terminava contrato e a renovação e o respectivo anúncio tardou, fragilizando-o perante adeptos e jogadores.

Números

Analisando os números para o Campeonato Nacional, esta estava a ser claramente a temporada menos conseguida do postulado de Pedro Nunes, com um aproveitamento de 72.7% dos pontos em jogo contra uma média de mais de 87% nas cinco temporadas anteriores.

Com o registo defensivo ao nível da temporada passada e inclusivamente melhor do que três das quatro primeiras temporadas de Pedro Nunes, importa sublinhar os não mais de 4.4 golos marcados por jogo esta temporada, quando o pior registo era da pretérita temporada, com 6.2. Algo a que não será alheia a saída de João Rodrigues e a ausência de Carlos Nicolía.

A Taça Intercontinental em 2017 foi o último título do Benfica, que ficou 'em branco' nas provas nacionais nas duas últimas temporadas
A Taça Intercontinental em 2017 foi o último título do Benfica, que ficou 'em branco' nas provas nacionais nas duas últimas temporadas

Para a história fica uma temporada de 2014/15 quase perfeita, com um apenas “deslize” – um empate em Barcelos – em 26 jogos, num aproveitamento de 97.4% dos pontos em disputa. Curiosamente, em golos marcados (6.7 contra, por exemplo, 7.5 de 2016/17), essa temporada é só a quarta melhor de Pedro Nunes. Mas, defensivamente, seria a melhor, com pouco mais de dois golos sofridos por jogo.

Crítico da forma como a modalidade é tratada (em particular a nível federativo), com um “vivó hóquei” que fez escola, Pedro Nunes esteve no epicentro de dois momentos marcantes, mais subjectivos, relacionados com a arbitragem. Na sua primeira época, do título do Valongo, o visado foi Joaquim Pinto. Em 2016/17, apontaria baterias à arbitragem do derradeiro jogo, em Alverca, com o Sporting, ficando o Benfica fora da Final Four da Taça de Portugal em protesto.

Sucessor

Para o lugar de Pedro Nunes não tardaram a surgir rumores, sendo o nome mais insistentemente apontado o de Alejandro Dominguez, actual seleccionador espanhol e vigente campeão do Mundo e da Europa, com os encarnados Albert Casanovas e Jordi Adroher.

No entanto, há alguma margem para tratar do processo. O Benfica só regressa aos treinos após o Natal, treinando entre 26 e 28. E, depois de outra pausa (para o Passagem de Ano), os encarnados só voltam a jogar a 12 de Janeiro.

Alejandro Dominguez será o fruto mais apetecido
Alejandro Dominguez será o fruto mais apetecido
AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia