Liceo vai ao Palau para evitar o ‘fim’ da OK Liga
Foto de capa: Luis Velasco HeviaA 16ª jornada da OK Liga arrancou no passado sábado com a vitória do Calafell sobre o Lloret por 4-3, ficando os restantes sete jogos reservados para esta terça-feira. Incluindo um decisivo clássico entre Barcelona e Liceo.
Um clássico decisivo na primeira jornada da segunda volta? Ficando ainda 14 jornadas por disputar naquele que, por alguns, ainda é considerado o Melhor Campeonato do Mundo?
De facto, a liga espanhola prima por jogos muito disputados, de resultados imprevisíveis, em que não é estranho perder pontos em qualquer pista. A não ser que uma das equipas seja o Barcelona.
Os blaugrana, pentacampeões, só em três dos 15 jogos disputados nesta edição da OK Liga não venceram, e ainda não conheceram o sabor da derrota. Detentores da Taça do Rei, OK Liga e Liga Europeia e, já esta época, vencedores da Taça Continental e Taça Intercontinental, só escapou à equipa orientada por Edu Castro, em Setembro último, a “Supercopa”. Para o Liceo.
Na primeira volta, o Barcelona venceu no Riazor por 4-5. Uma semana antes, em Sant Sadurní, o Liceo vencera, na decisão da Supertaça, por 2-3.
Nas últimas 10 temporadas, o Liceo sagrou-se campeão apenas em 2012/13, terminando sete vezes como vice, seis delas em títulos do Barça. Nessas mesmas 10 temporadas, o gigante de Barcelona foi campeão oito vezes, tendo só deixado escapar o título duas vezes nas últimas duas décadas.
Se na noite desta terça-feira (a partir das 21h15 locais), o Barcelona vencer o perseguidor Liceo, passa a contar com com sete pontos de vantagem, tendo de perder pelo menos oito (assumindo que o Liceo vença todas as partidas que lhe ficariam a faltar disputar) para deixar escapar o “hexa”. E duas das três equipas que custaram pontos aos blaugrana - Reus e Noia, as outras equipas espanholas da Liga Europeia (o outro empate foi com o Lleida) – deslocar-se-ão na segunda volta ao Palau Blaugrana.
Os três empates desta época significam seis pontos perdidos até ao momento, tendo assim o Barcelona – sempre no caso de hipotética vitória frente ao Liceo – de vir a perder pelo menos um total de 14 na temporada. O que, no penta, só por uma vez aconteceu. Foi em 2016/17, com três empates e três derrotas (15 pontos perdidos), e, mesmo assim, acabaria nove pontos à frente do vice, Reus.
Em 2013/14, o Barça perdeu 8 pontos (um empate e duas derrotas) nos 90 possíveis, em 2014/15 perdeu apenas cinco (um empate e uma derrota), em 2015/16 perdeu 12 (três empates e três derrotas), em 2016/17 perdeu os tais 15 pontos anteriormente mencionados e na pretérita temporada registou quatro empates e uma derrota, para um total de “apenas” 11 pontos perdidos…
Para esta noite, o Barcelona já deverá contar com Pablo Alvarez. Ausente do jogo com a Oliveirense para a Liga Europeia com uma gastroenterite, “Pablito” é um dos quatro jogadores de pista às ordens de Edu Castro com passado no Liceo, com Matias Pascual, Marc Gual e Pau Bargalló. Do lado do Liceo, há também alguns regressos a registar ao Palau, nomeadamente de Edu Lamas e Sergi Miras, sendo que Marc Coy fez parte da sua formação de blaugrana.
Em perspectiva, está um grande jogo. O Barcelona terá muita gente a torcer contra si e contra a sua hegemonia, mas tal não tem importunado um colosso que vai coleccionando títulos. O agora Deportivo Liceo, numa espécie de versão sobre rodas de Robin dos Bosques, procurará manter viva a esperança numa conquista que seria sempre épica no contexto actual.
A OK Liga prosseguirá no próximo fim-de-semana, com grandes jogos, de muita intensidade, com muitos pontos de interesse. Mas será a luta pelo título ainda um deles?
Jornada 16
Jogos
• Calafell 4-3 Lloret
• Voltregà vs Alcobendas, 22.Jan, 21h
• Vendrell vs Reus, 22.Jan, 21h
• Sant Cugat vs Lleida, 22.Jan, 21h
• Vic vs Igualada, 22.Jan, 21h
• Noia vs Alcoy, 22.Jan, 21h
• Girona vs Caldes, 22.Jan, 21h
• Barça vs Liceo, 22.Jan, 21h15
* horas locais
Classificação
1º Barcelona (39 pontos), 2º Liceo (35), 3º Reus (30), 4º Caldes (29), 5º Noia (28), 6º Lleida (27), 7º Igualada (23), 8º Calafell* (21) 9º Voltregà (18), 10º Lloret* (15), 11ºs Vic, Alcobendas (14), 13ºs Sant Cugat, Vendrell (12), 15º Alcoy (11), 16º Girona (8)
* com mais um jogo
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019, 7h37