José Querido lidera 'marcianitas' no Mundial
Foto de capa: Luis Ramirez @ World Skate AmericaJosé Querido lidera ‘marcianitas’ no Mundial
O treinador português José Querido, de 57 anos, é o escolhido pela federação chilena para liderar a sua selecção feminina – cujas internacionais são popularmente conhecidas como ‘marcianitas’ – no Campeonato do Mundo que terá lugar em Barcelona, no início de Julho.
José Querido destacou-se no comando técnico do Óquei de Barcelos, conquistando tudo o que havia para conquistar, orientando depois em Espanha o Liceo e o Vilanova.
Seleccionador nacional português em 2004 e 2005, Querido esteve nos Mundiais de 2005 (Estados Unidos) à frente de Portugal e de 2013 à frente de Moçambique, mas no masculino.
Agora, com trabalho de relevo no Vilanova chileno (onde chegou em 2013 e regressaria no início de 2018), Querido mereceu a chamada para orientar uma das melhores selecções femininas do Mundo, vice-campeã Pan-Americana e quarta no Mundial de 2017, na China.
No Pan-Americano em Dezembro último, as vice-campeãs chilenas foram orientadas por Fernando Vergara.
A selecção feminina do Chile conta no seu palmarés com um título Mundial, conquistado em casa em 2016, e uma medalha de bronze, em 2014. Recentemente, houve uma aposta clara na exportação de atletas para a Europa, em particular para a competitiva OK Liga espanhola, para ganhar ritmo competitivo. Lá estão, por exemplo, Macarena Ramos (que representou o Benfica antes de rumar ao Cerdanyola), Catalina Flores, Beatriz Gaete, Viznia Silva ou Gabriela Lira.
No Campeonato do Mundo que integrará, pela segunda vez, os World Roller Games, o Chile disputará o título com a Argentina e as europeias Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha e Suíça.
Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2019, 21h42