A quarta Copa para o Gijón

A quarta Copa para o Gijón

O Gijón venceu o Cerdanyola na final da 14ª edição da Copa de la Reina por 3-7 e assegurou a quarta conquista na prova no seu historial.

Apesar das saídas no último defeso de Maria Diez e Anna Casarramona, o Gijón, campeão de Espanha e europeu, mostrou em Reus que continua conquistador… e logo numa prova que deixara escapar nas duas últimas temporadas.

A jogar e a fazer jogar, Marta Piquero seria coroada MVP da final
A jogar e a fazer jogar, Marta Piquero seria coroada MVP da final

Na partida decisiva, a equipa asturiana orientada por Fernando Sierra adiantou-se ainda não estavam cumpridos três minutos, por Marta Piquero. O Cerdanyola, que no caminho para a final eliminou dois cabeças-de-série, restabeleceria o empate num remate forte de Gemma Solé e viraria mesmo o marcador aos 14 minutos, num remate de Noelie Paredes em que a guarda-redes Elena Lolo não foi feliz.

O Cerdanyola voltava a ameaçar surpresa – ainda que tivesse deixado o aviso nos “quartos” e nas “meias” – mas o Gijón era claramente superior. A sete minutos do intervalo, Piquero, fadada para as grandes decisões, fez um grande passe para Maria Sanjurjo restabelecer a igualdade, e deu o mote para uma recta final de primeira parte decisiva.

Gemma Solé, habitualmente goleadora no “Sarda”, foi das mais inconformadas ao longo da partida
Gemma Solé, habitualmente goleadora no “Sarda”, foi das mais inconformadas ao longo da partida

O Cerdanyola acusou o empate e cederia, em contra-ataque bem gizado, com Sanjurjo a deixar para Sara Roces, o 2-3.

Roces completou 17 anos no passado dia 16, mas tomou de assalto o palco da final. Pouco depois do seu primeiro golo, fez – num remate forte - o segundo… de quatro.

O Cerdanyola recolhia aos balneários em desvantagem, mas com a reviravolta da véspera [esteve a perder por 3-0 com o Voltregà] certamente a acalentar esperança. Mas o Gijón regressou alerta para a etapa complementar e a controlar o jogo com posse de bola.

A ‘teenager’ Sara Roces assinou um ‘poker’
A ‘teenager’ Sara Roces assinou um ‘poker’

Aos 10 minutos, após lance individual, a consagrada Natasha Lee ganhou uma grande penalidade que a própria desperdiçou, mas pouco depois a inspirada Sara Roces, oportuna numa sobra, elevaria para 2-5. Com o tempo a passar, a desvantagem começava a ser pesada para o Cerdanyola. E um azul a Maria Sanjurjo, aos 15 minutos, ditou a fatalidade do “Sarda”.

Gemma Solé teve oportunidade de reduzir de livre directo após esse azul, mas rematou à figura de Elena. E, a tentar reduzir em powerplay, a equipa catalã foi surpreendida. Julieta Fernandez lançou Piquero para o segundo da sua conta pessoal e um 2-6 para o Gijón que dava início – ainda que a quase oito minutos do final – na bancada.

Só na fase final do jogo é que o Gijón permitiu espaço a Maca Ramos
Só na fase final do jogo é que o Gijón permitiu espaço a Maca Ramos

O Cerdanyola tentou remar contra um destino que parecia traçado, com Maca Ramos, sempre muito vigiada, a ter espaço para o seu Hóquei e a sua meia distância. Num excelente lance da internacional chilena que já representou o Benfica, Julia Canal reduziu para 3-6 à entrada dos cinco minutos finais. Mas já era tarda.

A adolescente Sara Roces, de primeira a meia altura, colocou o ponto final na partida que vale o título ao Gijón nesta que foi a primeira edição conjunta com a Copa del Rey. Apesar dos golos de Roces, Marta Piquero – a jogar e a fazer jogar - foi justamente premiada com o título de MVP.

Copa de la Reina 2019

Quartos-de-final

• Voltregà 3-2 Las Rozas

• Manlleu 4-6 Cerdanyola

• Palau Plegamans 2-3 Vila-Sana (1-1, 1-2 gp)

• Gijón 5-2 Bigues i Riells

Meias-finais

• Voltregà 4-6 Cerdanyola (4-4, 0-2 gp)

• Vila-Sana 0-6 Gijón

Final

• Cerdanyola 3-7 Gijón

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia