Feminino entrou na fase final

Realizam-se este fim-de-semana os primeiros jogos de segunda jornada do Campeonato Nacional Feminino que só ficará fechada a 19 de Março.
Finda a primeira fase, a prova regional, as oito finalistas são praticamente as mesmas da pretérita temporada, sendo que, com a Académica a Norte em vez de estar a Sul, o Alverca “substitui” o Vila Boa do Bispo no lote de participantes.
A Académica venceria mesmo a Zona Norte, com apenas uma derrota, e o Benfica venceria a Sul, com o já costumeiro pleno de vitórias. As encarnadas registaram o melhor ataque (149 golos marcados) e a melhor defesa (11 golos sofridos) nos 12 jogos realizados, sendo que fora-de-portas, a equipa de Paulo Almeida só sofreu dois golos... tantos como agora na primeira jornada desta fase final.
Em busca do “hepta”, o Benfica venceu em Lordelo do Ouro por 2-7. Sem a melhor marcadora da primeira fase, Marlene Sousa, lesionada, Maria Sofia Silva marcou três, Rita Lopes bisou e Rute Lopes e Ana Arsénio assinaram os restantes. Teresa Morais – irmã de Alvarinho, jogador do Óquei de Barcelos – e Inês Açoreira marcaram os tentos do Infante Sagres.
O hexacampeão Benfica não perde para o Campeonato desde 23 de Junho de 2013, na época de estreia. Desde aí, regista seis “deslizes” (empates), sendo que em 2015/16 e 2017/18 terminou com um pleno de vitórias.
O Carvalhos, vice-campeão e finalista da Taça de Portugal na pretérita temporada, também entrou com uma vitória. Para a equipa de Rafael Rafael, a internacional Renata Balonas assinou um hat-trick, bem secundada pelos bis de Rita Batista e Mafalda Monteiro na vitória por 9-4 sobre o Alverca.
“Ex aequo” na classificação de 2017/18 - abaixo de Benfica e Carvalhos -, Académica e Stuart somariam também três pontos na jornada inaugural de uma fase de decisão em que as águias da Luz são o “alvo a abater”.
A Académica não sentiu dificuldades de maior para vencer em São João da Madeira. A Briosa triunfaria por 1-6, com hat-trick da capitã Carolina Gonçalves, sendo o tento de honra da Sanjoanense apontado por Joana Rodrigues. Joana, tal como Teresa Morais, é irmã de um campeão do Mundo de Sub-20, Tiago Rodrigues, que defende as redes da equipa sénior masculina da Sanjoanense.
Mais renhido foi o jogo entre CACO e Stuart Carvalhais. As duas equipas já se tinham encontrado na primeira fase e o histórico emblema de Lisboa procurava fazer melhor que as derrotas por um e dois golos no embate contra as semifinalistas da última edição da Liga Europeia.
Mas, apesar do hat-trick de Rita Paulo, a equipa de Hugo Nascimento voltaria a não conseguir contrariar a equipa agora orientada por Francisco Janelas. Sofia Moncóvio e Ana Catarina Ferreira bisaram e Tânia Freire fez o quinto, numa importante vitória por 4-5.
Este fim-de-semana arranca a segunda jornada, que só ficará completa no próximo dia 19, quando o CACO receber o Alverca. Destaque na ronda para o embate entre as duas melhores equipas da pretérita temporada, Benfica e Carvalhos, este domingo.
Fase final “B”
Em paralelo com a decisão do título, com as quatro melhores da Zona Norte e Zona Sul, a Federação de Patinagem de Portugal promove este ano uma fase final “B”, possibilitando competição às restantes equipas.
O cartaz de seis equipas é composto por Arazede, Feira e Vila Boa do Bispo, que “chegam” da Zona Norte, e Externato São Filipe, Nafarros e Tojal, da Zona Sul, e a prova arranca a 16 de Março.
1ª Jornada
• Carvalhos 9-4 Alverca
• Sanjoanense 1-6 Académica
• Infante Sagres 2-7 Benfica
• CACO 4-5 Stuart
2ª Jornada
• Stuart vs Sanjoanense • 9.Mar, 17h15
• Benfica vs Carvalhos • 10.Mar, 12h
• Infante Sagres vs Académica • 10.Mar, 17h30
• CACO vs Alverca • 19.Mar, 22h00
Sábado, 9 de Março de 2019, 8h20