O dia em que conheci o Hóquei na Catalunha...

O dia em que conheci o Hóquei na Catalunha...

Dezasseis campeonatos do Mundo, os cinco últimos consecutivos, 16 Campeonatos de Europa, sendo que os sete últimos também consecutivos, 16 Taças das Nações e um segundo lugar nos jogos Olímpicos de 1992 – como modalidade de exibição. O hóquei em patins em Espanha é a modalidade de êxito que triunfa e ganha tudo.

Sempre olhei para o hóquei ali do lado (entenda-se, OK Liga) com alguma inveja (confesso)! Mais concretamente para a Catalunha. Tudo parece perfeito na OK Liga! Muitas equipas profissionais, extremamente organizadas, que estudam, que se preparam. Jogos emocionantes do início ao fim.

Cresci com a ideia que o hóquei na Catalunha é perfeito. Pavilhões cheios, clubes e dirigentes mais profissionais, a modalidade com espaço e reconhecimento nos “media”. Todos satisfeitos em prol da modalidade... Um engano! Vivi enganada estes anos todos!

Claramente existe muito mais e melhor organização e trabalho com provas dadas em termos institucionais. Mas falta-lhes a paixão dos adeptos. A nossa paixão.

#IMAGE3351 Foto da bilheira a 20 minutos do inicio de um jogo europeu. Sem barulho, sem gente. Falta paixão.

Tive oportunidade de falar com jogadores, treinadores, árbitros, presidentes e todos se interessam e seguem o nosso campeonato. Acham-no muito mais disputado e interessante, invejam a atenção que a imprensa dá à modalidade e o público que vai aos nossos pavilhões... que quase enchem e que grita pela sua equipa. “Gritar?! Como en Viana, Barcelos i Turquel? Me gustaría conocer la ciudad de Turquel”. Expliquei que Turquel nem é uma cidade, é uma aldeia, e o interesse ainda aumentou.

Na Catalunha não é assim. Apenas dois ou três clubes conseguem uma boa casa (mas que não enche). E nós em Portugal dizemos que o hóquei está em crise.

Durante um jantar em que também estava Josep Maria Masdeu, figura maior da "Comisión Nacional de Arbitraje", a conversa passou muito pelos problemas comuns aos dois países. E pelas diferenças. E como nós portugueses fazemos tanto com tão pouco. Como pode um país que encara a modalidade como amadora atrair tantas atenções das outras Ligas, mais profissionais que as nossas?

Como seria o hóquei em Portugal se os árbitros frequentassem as acções de "coaching" que se fazem em Espanha? Ou melhor, como seria se um árbitro em Portugal ganhasse o mesmo de um da OK Liga? Cinco vezes mais! Sim... cinco!

Acredito que para se ser profissional não é preciso ganharmos muito dinheiro. Ou mesmo ganhar o que quer que seja. E a prova é que a Cláudia Rego foi eleita a melhor árbitra num torneio em que estavam árbitros de Espanha, França e Itália.

Para um treinador, como seria ter a oportunidade de assistir a Clinics e a partilhar as experiências e opiniões com a naturalidade com que se faz em Espanha?

#IMAGE3352 Visca Catalunya! Mesmo nos pavilhões, a reivindicação da identidade ultrapassa largamente a paixão clubística.

E para mim como jornalista? Muitas das dificuldades com que me deparo passam pelo acesso à informação, mesmo a oficial, ou encontrar uma pessoa que fale ou comente qualquer assunto da nossa modalidade. Publicamente então é quase uma missão impossível. Por isso não posso deixar de perguntar: acreditam mesmo que damos pouco espaço à modalidade? Então digam-me, o que estão a fazer para mudar isso?

Em Vilanova i la Geltrú tive efectivamente das conversas mais interessantes e esclarecedoras dos últimos tempos sobre hóquei em patins com o Sr. Josep Maria Masdeu. Confesso que, face à inexistência destas iniciativas em Portugal, ou até de algum certo conservadorismo da minha parte, tanta informação simples e directa, desprovida de qualquer tratamento me soou a estranho. “Batemos umas bolas!” Eu aprendi algumas coisas, ele outras tantas. Sem protocolo, sem grandes formalismos. Estranho? Sim. Mas acredito que seja porque não estamos habituados a tanta frontalidade. E, como tudo se aprende... quando me sentir desanimada vou ali ao lado olhar para o hóquei em Portugal, porque a perspectiva de lá é muito melhor. Parecemos maiores!

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny