Barcelona é campeão invicto na OK Liga

Barcelona é campeão invicto na OK Liga

O título já estava assegurado, mas o Barcelona consumou nos arredores de Madrid uma campanha histórica na OK Liga, terminando sem qualquer derrota.

A vitória por 2-5 em Alcobendas – que condenou os anfitriões à descida à OK Plata – foi a 27ª dos blaugrana nas 30 jornadas da prova maior do calendário espanhol.

A equipa liderada por Edu Castro concedeu apenas três empates em toda a campanha, dividindo pontos em Noia (2-2) e - na ressaca da conquista da Intercontinental em San Juan - em Reus (4-4) no fecho de 2018 e na recepção ao Lleida (3-3) na abertura de 2019. No empate com o Lleida ficariam os únicos pontos perdidos no Palau.

O título conquistado esta temporada é o sexto consecutivo do Barcelona. Apesar de não ter somado qualquer derrota, os 84 pontos ficam, no entanto, aquém do pecúlio de 2014/15 quando, com um empate e uma derrota, a equipa então liderada por Ricard Muñoz (com Edu Castro adjunto) chegou aos 85.

Barça terminou sem derrotas, ficando apenas aquém dos 85 pontos do segundo título deste “hexa”
Barça terminou sem derrotas, ficando apenas aquém dos 85 pontos do segundo título deste “hexa”

Curiosamente, a histórica campanha deste ano também não foi a mais profícua em golos marcados ou a mais segura em termos de golos sofridos do “hexa”.

Na edição que iniciou a actual série de triunfos, em 2013/14, o Barcelona chegou a uns inusitados 207 golos, perto dos sete golos marcados por jogo, contra “apenas” 161 conseguidos esta temporada. E a temporada passada, a primeira de Edu Castro, foi a mais bem sucedida a fechar os caminhos para a baliza de Aitor Egurrola e Sergi Fernandez, com 47 golos sofridos. Mas por pouco… Este ano, os blaugrana sofreram apenas mais um golo.

Nota para o contributo do português João Rodrigues neste título. O atacante luso apontou um golo na vitória em Alcobendas e terminou a prova com 29, superado apenas por seis jogadores nesta que foi a sua temporada de estreia na OK Liga. Pelo Barcelona, apenas Pablo Alvarez – melhor marcador da OK Liga – fez melhor, com 48.

Contas finais

Nas contas finais da OK Liga, já era sabido que Liceo, Reus e Noia acompanhavam o Barcelona na Liga Europeia. À Taça WSE vão Igualada, Lleida (que defenderá o título), Caldes, Voltregà e um surpreendente Girona, que esteve até esta última jornada na luta… pela manutenção.

Na derradeira jornada, Alcobendas e Vendrell juntam-se aos já despromovidos Sant Cugat e Alcoy e, em ano de redução do número de equipas, sobem apenas Taradell e Palafrugell

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia