Marinhense ataca II Divisão com reforços de além-fronteiras
O Marinhense tem o plantel fechado para a próxima temporada, com um objectivo de consolidação e, se possível, atacar a subida. “O ano passado o clube terá tido a ideia de que a manutenção na I Divisão poderia ser mais simples… Agora trabalhamos para regressar mais fortes à I Divisão”, conta-nos Nuno Domingues, treinador da equipa da Embra.
Nuno Domingues chegou ao comando técnico do Marinhense no final de Janeiro – substituindo Tiago Sousa, obreiro da subida – e não conseguiu evitar a despromoção. Era o regresso à II Divisão apenas um ano depois.
Agora, a equipa da cidade vidreira reinventa-se. Do plantel da temporada passada ficam apenas o guarda-redes Marco Gaspar e os jogadores de pista David Costa (o único que esteve na campanha da subida em 2017/18), Gonçalo Domingues e Nicolás Carmona. E há uma aposta deliberada em estrangeiros.
“Vêm três, mas até podiam vir quatro… é uma questão de qualidade, mas também económica”, explica-nos Nuno Domingues. “Para trazermos um jogador português, pedem-nos muito. Para vir alguém de Lisboa, temos de garantir transporte e depois não podemos treinar às 18h porque vem de Lisboa. E não podemos treinar às 21h30 porque depois tem de voltar para Lisboa”, detalha.
Ao chileno “Nico” Carmona, melhor marcador da equipa, com 23 golos na I Divisão, junta-se o compatriota Angel Vera (22 anos), dos asturianos do Pantilon. “Não conseguimos ter muito material para observação, mas vem recomendado pelo Nico”, ressalva.
Já o espanhol Carlos Cantò (20 anos), que no ano passado disputou o campeonato gaulês, e o argentino Juan Cruz (25 anos) estão bem referenciados. Em particular o jogador das pampas, mais experiente, que em Dezembro conquistou o Pan-Americano pela sua selecção. “Falei com o Dario Gimenez [Valdagno] e o Mathias Arnaez, em busca de um bom atacante, e não hesitaram em apontar o Juan Cruz”, afirma o técnico, confiante na afirmação das suas apostas. “Quando o Mena e o Tato do Oeiras chegaram, também ninguém sabia quem eles eram”, comenta.
A contrapor, para completar o plantel chegam dois jovens valores nacionais. Miguel Vicente (20 anos) foi, ao serviço do Turquel, o Sub-20 nacional mais profícuo, com 54 golos, ao passo que Manuel Neves (19 anos) assinou 30 golos pelo Tomar. De resto, a juventude será uma marca desta equipa, em que apenas Gaspar (31 anos) e Carmona (29) têm mais de 25 anos.
O regresso ao trabalho do Marinhense está previsto para o final de Agosto, com uma longa pré-época até ao arranque da II Divisão – em que, pelas “contas” de Nuno Domingues, a equipa ficará na Zona Norte – a 12 de Outubro.
Marinhense 2019/20
Guarda-redes
Marco Gaspar e Rodrigo Santos (ex-Leiria e Marrazes)
Jogadores de pista
Angel Vera (ex-Pantilon), Carlos Cantó (ex-Merignàc), David Costa, Gonçalo Domingues, Juan Cruz (ex-Andes Tallares), Manuel Neves (ex-Tomar), Miguel Vicente (ex-Turquel) e Nicolas Carmona
Treinador
Nuno Domingues
Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 7h08