Começa a defesa do último bastião luso num império espanhol
Foto de capa / Nanjing: Luis Velasco HeviaComeça este domingo em Vilanova i la Geltrù a disputa do Campeonato do Mundo de Sub-19, que marca o arranque dos World Roller Games 2019 no que ao Hóquei em Patins diz respeito.
Os escalões mudaram e, em consonância com as directivas olímpicas, os Sub-19 surgem como sucessor dos Sub-20. Nesse sentido, Portugal defende o título conquistado na primeira edição dos “Jogos”, em Nanjing, em 2017, naquele que foi o terceiro título mundial consecutivo no escalão.
Mas a importância desta competição para Portugal vai para além dessa defesa do título.
Para além da responsabilidade de dar continuidade ao trabalho vencedor de Luís Duarte, seleccionador em três títulos mundiais e quatro europeus, Vasco Vaz lutará pela única grande competição em que Portugal detém o troféu, sendo a Espanha campeã europeia de Sub-17 (conquistado em Correggio, 2018), Sub-20 (Viana do Castelo, 2018), Seniores Femininos (Mealhada, 2018) e Seniores Masculinos (Corunha, 2018) e campeã mundial de Seniores Femininos e Masculinos, ambos conquistados na China.
Vasco Vaz, de regresso ao comando técnico do escalão 13 anos depois (foi seleccionador nacional de Sub-20 entre 2003 e 2006, conquistando o Mundial de 2003), chamou a esta epopeia os guarda-redes Alejandro Edo e Tiago Freitas e os jogadores de pista Afonso Severino, Diogo Abreu, Diogo Barata, Gustavo Pato, João Pedro Pereira, Lucas Santos, Miguel Fortunato e Zé Miguel Gonçalves. O objectivo é repetir o título de 2015, conseguido precisamente em Vilanova i la Geltrú, numa final decidida em grandes penalidades. Onde estava, por exemplo, Miguel Vieira, agora chamado à selecção principal.
Para além de Miguel Vieira, hoje parte da equipa principal do Benfica, o grupo de 2015 contava com um grupo de valoroso de atletas, mas que ainda procura afirmação plena no escalão maior. O guarda-redes Tiago Rodrigues brilhou na subida da Sanjoanense e vai reforçar o Porto. Pedro Freitas, Diogo Seixas, Luís Melo e Diogo Casanova serão companheiros na próxima temporada do Riba d’Ave. Álvaro Morais e Gonçalo Nunes são aposta continuada no projecto do Barcelos. Gonçalo Pinto regressa à Luz – após dois empréstimos – para reencontrar Miguel Vieira e Pedro Batista deverá ser cedido ao Paço de Arcos, de Luís Duarte, pelas águias.
Estreia com Itália
Regressando ao presente, a selecção portuguesa de Sub-19 estreia-se às 22h locais deste sábado, frente à sua congénere italiana, que muitos apontam também como candidata ao título. O embate promete emoção, sendo que antes há um outro clássico entre putativos candidatos. Espanha e Argentina jogam a partir das 20h.
Sábado, 29 de Junho de 2019, 15h29