Portuguesas terminam em quinto
A selecção nacional feminina terminou o Campeonato do Mundo em quinto lugar, ao vencer a Alemanha por 7-3 no seu derradeiro jogo.
As alemãs, com o seleccionador Quim Puigvert a despedir-se do comando técnico, até se adiantaram, mantendo-se na luta pelo resultado até ao intervalo. Ao descanso, as portuguesas venciam por 4-3, com Marlene Sousa e Maria Sofia Silva a bisarem, contrariando o hat-trick da capitã alemã Maren Wichardt.
Na etapa complementar, com mais dois golos de Maria Sofia Silva – a assinar um poker – e um tento de Tânia Freire, Portugal disparou no marcador.
Na fase de grupos, Portugal já vencera a Alemanha, então por 2-1, escapando ao último lugar de um grupo em que somara derrotas frente a Itália (3-2) e Argentina (1-3). No entanto, mesmo evitando a Espanha nos quartos-de-final, as portuguesas seriam afastadas da luta pelo título pelo Chile, orientado por José Querido.
As portuguesas, às ordens do estreante Hélder Antunes, arredadas dos jogos decisivos no Palau Blaugrana (palco maior, onde não chegariam a jogar), venceriam depois a Suíça por 5-0, antes de nova vitória – este sábado – sobre as germânicas confirmar o quinto lugar. Um quinto lugar que é melhor que o sétimo de 2017, na primeira edição dos World Roller Games, mas muito aquém do vice-campeonato de 2016, em Iquique, no Chile.
Portugal termina com um saldo positivo de 19 golos marcados e 14 sofridos, com a capitã Marlene Sousa a destacar-se como melhor marcadora lusa, com sete golos apontados. Nota de destaque merece também Ana Catarina Ferreira, que apesar do “modesto” registo de quatro golos, marcou em quatro jogos distintos, tantos como Marlene.
Domingo, 14 de Julho de 2019, 10h06