Quase milhão e meio a ver Portugal campeão
É tão recorrente que já nem é notícia, mas a audiência da final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins voltou a ser uma prova da popularidade da modalidade em Portugal.
No domingo da consagração, o decisivo jogo entre Argentina e Portugal teve um rating - % da população a ver - médio de 9.6, equivalente a cerca de 960 mil telespectadores.
Em rating médio, que foi extraordinário tendo em conta a maratona de mais de duas horas da transmissão, a final do 44º Campeonato do Mundo só seria mesmo batido por “Quem Quer Namorar com o Agricultor”, mas em share - % do total de telespectadores - bateu largamente o reality show da SIC, arrebatando perto de 30% das pessoas que estavam em frente à TV, contra apenas 22.5% do seu “concorrente” no seu horário.
Minuto mais visto
Ainda mais impressionante que o perto de milhão de espectadores que esteve a acompanhar toda a final, foi o minuto mais visto. Que bateu, de longe, qualquer outro minuto na televisão portuguesa naquele dia.
Quatro minutos depois das 19h, quando as grandes penalidades terminavam e a festa lusa começava, 14.3% do país, perto de milhão e meio de pessoas, estava preso ao ecrã, na RTP1. O Hóquei em Patins voltava assim a catapultar o principal canal estatal, pulverizando o melhor minuto da TVI ou da SIC por mais de três pontos percentuais.
(* Dados GFK/CAEM)
Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 16h15