Valongo vence Porto e disputa final com Caldes

Valongo vence Porto e disputa final com Caldes

O Valongo venceu o Porto por 6-1 e vai defrontar o Caldes na final da oitava edição da Eurockey Cup de Sub-15.

O jogo decisivo deste torneio, uma final inédita e a primeira para ambas as equipas, será o segundo entre Caldes e Valongo, com os catalães a não guardarem boas recordações da partida da fase de grupos. A equipa portuguesa venceu por 5-2.

Paulo Pereira (ao centro) inaugurou o marcador
Paulo Pereira (ao centro) inaugurou o marcador

Num duelo entre alguns campeões nacionais de Sub-15 pelo Porto e alguns campeões nacionais de Sub-13 pelo Valongo – e certamente referências das selecções nacionais jovens a curto prazo – houve mais Valongo desde os momentos iniciais. No corolário desse ascendente, Paulo Pereira inaugurou o marcador aos sete minutos.

Rodrigo Fernandes foi um dos mais inconformados dos dragões
Rodrigo Fernandes foi um dos mais inconformados dos dragões

O Porto reagiu e tomou conta do jogo, com o Valongo a recuar linhas. No entanto, os azuis-e-brancos seriam traídos por um azul a Diogo Lemos. No consequente livre directo, Vitor Oliveira (“Viti”) não conseguiu bater Rodrigo Sousa, mas, mais lesto, Guilherme Moreira ampliou para dois golos de vantagem.

Com o segundo tento sofrido, os dragões foram-se abaixo animicamente, e seriam “castigados” a um segundo do intervalo, com Guilherme Moreira a fazer o 3-0 depois de um excelente pormenor individual de costas para a baliza.

Guilherme Moreira bisou
Guilherme Moreira bisou

O descanso tem muitas vezes um efeito retemperador, mas quaisquer indicações que possam ter sido dadas no balneário dos dragões caíram logo no primeiro minuto da etapa complementar. O guarda-redes Rodrigo Sousa cometeu grande penalidade e foi batido por Viti para um 4-0 já muito pesado.

O Porto perdeu-se definitivamente, com o Valongo a estar sempre mais perto do golo e, aos oito minutos, na sequência de livre directo a castigar a 10ª falta azul-e-branca, Vítor Oliveira ampliou, num belo gesto técnico, para cinco golos de vantagem. Dois minutos volvidos, o sexto tento valonguense – com Paulo Pereira a desviar a meia altura na área - carimbava a hecatombe do Porto num jogo que era praticamente anunciado como uma final antecipada.

Viti marcou de grande penalidade e livre directo na etapa complementar
Viti marcou de grande penalidade e livre directo na etapa complementar

Com o desfecho escrito, as duas equipas rodaram os seus jogadores enquanto o tempo escoava. Diogo Lemos assinaria o tento de honra do Porto já no derradeiro minuto.

Caldes bate equipa da casa

Antes do duelo entre Valongo e Porto, o Caldes carimbou a presença na final com uma vitória por 3-2 sobre o Vilanova, num jogo com arbitragem de José Pinto e Joaquim Pinto.

O pavilhão de Les Casernes encheu para ver a equipa anfitriã deste torneio partir na frente, com um golo de Aleix Ferrer aos três minutos. No entanto, o conjunto orientado pelo português Bruno Afonso deu a volta numa primeira parte em que as oportunidades se dividiram. Marcaram Pau López e Adrià López, uma dupla atacante do Caldes que é de “pesos leves”, mas uma dor de cabeça para os adversários.

Adrià López apontou o golo da reviravolta do Caldes
Adrià López apontou o golo da reviravolta do Caldes

Na etapa complementar, acabaria por ser o Caldes sempre mais perigoso, num jogo directo, a explorar o muito espaço dado pelo Vilanova na sua rectaguarda. Ibai Celma faria o 3-1 a seis minutos do apito final e o Vilanova não conseguiria melhor que reduzir para 3-2, numa grande penalidade convertida por Roger Zapatero.

Bruno Afonso conduziu os seus pupilos à final
Bruno Afonso conduziu os seus pupilos à final

O jogo do terceiro e quarto lugar, entre Porto e Vilanova joga-se a partir das 9h30 de Portugal continental, e a final está agendada para as 11h, com ambas as partidas a terem transmissão em streaming via YouTube. Os links para as transmissões, bem como todos os resultados, podem ser consultados no site de competição.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia