Vitória leonina sobre dragões deixa Sporting e Benfica mais sós

Vitória leonina sobre dragões deixa Sporting e Benfica mais sós

Disputou-se no passado fim-de-semana a quarta jornada do Melhor Campeonato do Mundo, com Sporting e Benfica a distanciarem-se do seu perseguidor mais directo, o Porto, que seria mesmo ultrapassado por Oliveirense e Óquei de Barcelos. Mérito dos leões, que venceram o rival nortenho por claros 3-0.

Leões e dragões defrontaram-se pela terceira vez na temporada. Ainda em pré-época, o Porto venceu na decisão da Elite Cup no desempate por livres directos. Na decisão da Continental, venceu o Sporting.

A vitória leonina começou a ser construída – já sem Pedro Gil, que saiu para o hospital depois de um choque (regressando, recomposto, após o final da partida) – aos 11 minutos, por Toni Perez. Cerca de um minuto volvido, Matias Platero ampliava e o Sporting ficava confortável com a vantagem, podendo gerir o desenrolar do jogo. A meio da segunda parte, Font ampliou para 3-0, de livre directo, sem que o resultado se alterasse mais.

Choque e queda de Pedro Gil assustou, sendo levado ao hospital
Choque e queda de Pedro Gil assustou, sendo levado ao hospital

O jogo ficaria marcado por um erro da mesa, que permitiria que o Sporting se recompusesse de uma inferioridade numérica antes de cumprido o respectivo tempo de castigo, o que levou o Porto a apresentar protesto.

Benfica segue vitorioso

Para já, sem decisão do protesto, valem os três pontos conquistados em pista pela formação verde-e-branca, que lhe permite seguir no topo da classificação a par do Benfica, com 12 pontos.

Os encarnados, num primeiro teste mais sério, venceram por 1-3 em Viana do Castelo e lideram em virtude da diferença de golos, contando com o melhor ataque (22 golos marcados) e melhor defesa (dois golos sofridos) da prova.

Destaque no triunfo encarnado para os quatro livres directos defendidos por Pedro Henriques.

Pedro Henriques defendeu quatro livres directos e o Benfica ainda só sofreu dois golos na prova
Pedro Henriques defendeu quatro livres directos e o Benfica ainda só sofreu dois golos na prova

Oliveirense e Óquei de Barcelos na perseguição

No encalce mais próximo de águias e leões estão agora Oliveirense e Óquei de Barcelos.

Em São João da Madeira, o “jogo” foi para além dos 50 minutos contados, com alguns confrontos no final da partida a motivarem comunicado da equipa de Renato Garrido e resposta dos visitados.

Para a história do Campeonato fica uma vitória suada por 3-4, com Jordi Bargalló a bisar. O catalão assinaria o derradeiro tento do jogo ainda com metade da segunda parte para jogar.

Zé Pedro bisou na vitória do Óquei de Barcelos
Zé Pedro bisou na vitória do Óquei de Barcelos

Em Barcelos, o Óquei não teve de suar tanto para reagir à derrota na jornada anterior em Oliveira de Azeméis.

Mesmo sem o castigado “Tato” Ferruccio e o lesionado Miguel Rocha (mas já com o reforço “Ziga”, ex-Valença), os barcelenses venceram o Paço de Arcos por 6-2. Apesar da equipa da Linha ter marcado primeiro, por Pedro Batista, o Óquei de Barcelos consumou a reviravolta ainda na primeira parte, partindo para um triunfo tranquilo na etapa complementar.

Valongo e Braga “empatam-se”

Valongo e Braga terminaram a terceira jornada a par, com duas vitórias, e a par continuam.

Um raro empate a uma bola, com os golos a serem apontados por Ângelo Fernandes e Rúben Pereira, foi o desfecho do duelo directo, com a responsabilidade de tão parca cifra ofensiva a poder ser apontada a Leonardo Pais e “Conti” Acevedo. Em conjunto, os dois guarda-redes negaram um total de cinco livres directos e duas grandes penalidades.

‘Conti’ Acevedo e Leonardo Pais foram os principais responsáveis por um “escasso” 1-1 entre Valongo e Braga
‘Conti’ Acevedo e Leonardo Pais foram os principais responsáveis por um “escasso” 1-1 entre Valongo e Braga

Fosso cavado

No fundo da classificação, Juventude de Viana com apenas um ponto (conquistado frente ao campeão Porto…) e Sanjoanense, Física e Paço de Arcos (ainda sem pontuarem) vêem os adversários fugir.

Riba d’Ave e Os Tigres somaram a segunda vitória na prova e juntaram-se a Turquel com seis pontos.

A equipa da Aldeia do Hóquei “caiu” precisamente em Almeirim, onde a eficácia de bolas paradas ditou leis. Os Tigres do turquelense André Luís marcaram em três de cinco oportunidades, ao passo que a equipa de João Simões, com quatro oportunidades, só aproveitaria uma. Pelo “ex-Tigre” Xavier Lourenço.

Golo de António Estrela ditou triunfo d’Os Tigres
Golo de António Estrela ditou triunfo d’Os Tigres

O triunfo por 5-4 dos almeirinenses só foi garantido nos três minutos finais, com um golo de António Estrela, sendo que o Turquel teve duas vantagens de dois golos (0-2 e 1-3) que não conseguiu segurar.

O Riba d’Ave venceu em Torres Vedras por 3-4.

A equipa orientada por Hugo Azevedo chegou à vantagem aos 10 minutos e não mais largaria a liderança do marcador, chegando mesmo ao 1-4 a nove minutos do apito final. A Física ainda reduziu até à diferença mínima com tentos de João Rodrigo Campelo (bisou no jogo) e Pedro Moreira, mas já não sobrava tempo para evitar a derrota.

I Divisão – 4ª jornada

Resultados

• Valongo 1-1 Braga

• Juventude de Viana 1-3 Benfica

• Os Tigres 5-4 Turquel

• Física 3-4 Riba d’Ave

• Sanjoanse 3-4 Oliveirense

• Óquei de Barcelos 6-2 Paço de Arcos

• Sporting 3-0 Porto

Classificação

1ºs Benfica e Sporting CP (12 pontos), 3ºs Oliveirense e Óquei de Barcelos (9), 5ºs Porto, Braga e Valongo (7), 8ºs Os Tigres, Riba d’Ave e Turquel (6), 11º Juventude de Viana (1), 12ºs Sanjoanense, Física e Paço de Arcos (0)

I Divisão – 5ª jornada

Sábado, 9 de Novembro

• Oliveirense vs Física • 17h30

• Porto vs Braga • 18h

• Benfica vs Valongo • 18h

• Riba d’Ave vs Os Tigres • 18h30

• Paço de Arcos vs Sanjoanense • 20h

• Turquel vs Juventude de Viana • 21h30

Domingo, 10 de Novembro

• Sporting vs Óquei de Barcelos • 12h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia