Batista e Casanova reencontram-se na Juventude de Viana
Depois da aposta no último defeso em Gonçalo Neto, João Pedro Pereira e Rodrigo Martins, a Juventude de Viana volta a apostar em internacionais jovens portugueses. Diogo Casanova e Pedro Batista reforçarão os vianenses.
Diogo Casanova já foi anunciado. O atacante de 24 anos chega do Riba d'Ave, onde esteve duas temporadas, tendo antes representado Espinho e Sanjoanense já como sénior depois de ter cumprido parte da sua formação no Porto.
Pedro Batista já tem acordo. Completando 23 anos em Setembro, o turquelense deixa o Paço de Arcos, onde esteve apenas uma temporada. Antes representara o Turquel no regresso a Portugal, depois de uma época em Itália, ao serviço do Monza, após terminar o seu percurso formativo no Benfica.
Na Juventude de Viana, Casanova e Batista ocuparão desde já as vagas deixadas pelas saídas de Nuno Santos (Valongo) e Luís Viana (Valença), tendo sido já oficializadas as renovações de Gustavo Lima, Jorge Correia, Gonçalo Neto e Nelson Pereira e da equipa técnica composta por André Azevedo e João Camões.
Freitas na "liguilha" e quinteto nos "grandes"
Os caminhos de Diogo Casanova e Pedro Batista voltam a cruzar-se. Voltam, porque ambos integraram a selecção campeã do Mundo de Sub-20 em 2015.
Às ordens de Luís Duarte, Portugal conquistou o título em Vilanova i la Geltrú em 2015, numa final decidida em grandes penalidades - Casanova assinou o "penalti" decisivo - frente à Espanha de Guillem Perez. Uma Espanha que contava, por exemplo, com os agora blaugrana Nil Roca e Ignacio Alabart, o badalado Sergi Aragonés (falado como hipotético reforço do Benfica) ou o leão Ferran Font.
Em fase etária de afirmação entre os seniores, e quando tanto se questiona a aposta nos jovens valores portugueses, será importante notar que, entre os campeões portugueses de então, apenas o guarda-redes Pedro Freitas não tem lugar assegurado na próxima edição do Campeonato Nacional da I Divisão. Mas pode conquistá-lo em Setembro, na "liguilha" pelo Marinhense.
Casanova e Batista representarão então a Juventude de Viana e, também no Minho, Luís Melo continua no Riba d'Ave, vendo Diogo Seixas partir para o Braga. Os restantes cinco lutarão pelo título, em representação dos "três grandes" dos futebóis: Gonçalo Pinto e Miguel Vieira pelo Benfica, Álvaro Morais e Gonçalo Nunes pelo Sporting e Tiago Rodrigues pelo Porto.
Quarta-feira, 3 de Junho de 2020, 21h44